quinta-feira, 23 de março de 2017

Reunião de negociação do reajuste salarial 2017

Na manhã do dia 23 de março, na Câmara Municipal de Vereadores, se reuniram a Diretoria Executiva do SINTRAPI, representante local da FETRAMEB,  prefeito municipal, procurador jurídico da prefeitura, os vereadores Arraia e  Egberto e as vereadoras Geovana e Celidalva a fim de discutir o percentual de reajuste salarial dos funcionários públicos municipais.

A reunião foi convocada pelo sindicato e motivada pelo percentual indicado pela prefeitura de 6,47% para todas as categorias.
Em discordância do percentual apresentado pela prefeitura, o sindicato havia solicitado o percentual de 7,64%, que é o do piso do magistério, para todas as categorias, entendendo que o reajuste mínimo causa perdas reais aos trabalhadores.
As contratações, as diárias e a discrepância entre salários de funcionários de uma mesma categoria foram muito discutidas. Além disso, a vereadora Geovana chamou a atenção do prefeito para o mal hábito de alterar salário base em suas gestões, o que é ilegal. O prefeito garantiu que enviará ofício circular às secretarias para que isso não ocorra.
Após discussões e defesa da prefeitura de que não pode dar além do apresentando, a vereadora Geovana defendeu a ideia de dar o valor do piso aos professores e o restante percentual do mínimo, porque menos que isso é inconstitucional.
O prefeito acatou a sugestão, no entanto Marcia apresentou a orientação da FETRAMEB que é de 7%. Sendo assim, ficou da prefeitura, após apresentação do 1º trimestre pela assessoria contábil, ver as possibilidades orçamentárias, não garantindo essa sugestão.
Desse modo, só em abril teremos uma resposta concreta.
Para que esse atraso não perdure nos anos seguintes, ficou firmado que em novembro o reajuste de 2018 deverá ser discutido na Mesa de Negociação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário