terça-feira, 16 de setembro de 2014

VEREADORA GEOVANA PARTICIPA DO ATO DE APROVAÇÃO DO PLANO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE ICHU

Organizada pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), foi realizada nesta segunda-feira,15, uma Audiência Pública para a aprovação do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PMIGRS).

 A vereadora Geovana Marcia esteve presente, e na oportunidade fizera alguns questionamentos à Thiago Filho ( representante da empresa Reciclar), a qual ficará responsável para fazer a coleta seletiva do lixo da cidade de Ichu. 

Estiveram participando evento também representantes do GAC (Gestão Ambiental Compartilhada), representantes de associações e entidades, além da sociedade ichuense.

A empresa Reciclar tem sede na cidade de Riachão do Jacuípe, e usará o espaço do antigo Matadouro Municipal de Ichu para servir de galpão armazenador do lixo colhido, ocorrendo assim, posteriormente, a separação dos mesmos.

Ficou esclarecido nesta audiência que haverá um trabalho de conscientização com a comunidade ichuense, sendo que as escolas terão um papel fundamental neste tocante.

O plano foi colocado em votação e foi aprovado por todos presentes, restando agora ser encaminhado à Câmara de Vereadores para análise, e logo após transformado em Decreto.
Os principais objetivos da reciclagem são, na verdade, divididos em duas questões igualmente importantes. Por um lado, a reciclagem tem como sua base o reaproveitamento de materiais que são de difícil decomposição – todo o lixo não orgânico, que pode levar séculos, ou até mesmo milênios para se decompor, fazendo destes materiais um risco para a população, já que grande parte deles pode trazer contaminações por produtos químicos.
O outro lado da reciclagem é a sua objetivação em reaproveitar todos os materiais passíveis de serem reaproveitados, para que os recursos naturais ainda disponíveis não se esgotem: é uma forma de retirar da natureza apenas o necessário, sem agredi-la, para que tais recursos ainda estejam disponíveis daqui a centenas de anos – que a natureza tenha tempo de se regenerar antes que o consumo exaustivo de seus bens cause a morte de plantas e ecossistemas inteiros.

Por: Emerson Pablo

Nenhum comentário:

Postar um comentário