segunda-feira, 11 de março de 2013

AÇÕES DESENVOLVIDAS NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER



 Por idealizaçãio das Vereadoras Geovana Marcia e Lucia Maria, o dia 08 de Março Dia Internacional da Mulher, foi marcado por uma programação diversificadda voltada para a tal data.

Pela manhã, no Barracão Municipal o Educador físico Marcílio fez uma aula de descontração e animação para as crianças de algumas escolas do Município.


Logo após, as Vereadoras foram até a Rádio Independente Fm, dentro do Programa Rádio Ativo da apresentadora Cida Carneiro, para dar início à programação que fora preparada na grade da manhã da emissora.
 
  Geovana e Lucia falaram sobre a inserção da Mulher na Política.

Além das Vereadoras, algumas entidades que estavam envolvidas na programação, passaram pela Independente Fm para tratar de temáticas relacionadas à referente data comemorativa.

Ao meio dia, aconteceu na sala de reuniões da Associação dos Moradores de Ichu (AMI), um almoço partilhado e lá estavam novamente nossas Vereadoras e algumas mulheres da Comunidade.


Ainda pela tarde, foi a vez do Sindicato dos trabalhadores e Agricultores Familiares de Ichu (SINTRAFI) juntamente com o Coletivo de Mulheres fazerem o seu baile de carnaval fora de época, percorrendo várias rua da Cidade.

Emfim, para encerrar a programação que durou todo o dia, à noite houve na Câmara Municipal de Vereadores uma Sessão Solene para homenagear as mulheres ichuenses.

Após o Presidente da Câmara Carlinhos Moto convidar o Prefeito Antonio George e o Vice Geraldo Carneiro com suas respectivas esposas, a vereadora Geovana Márcia passou a fazer a composição do espaço destinado as autoridades e representantes de entidades e logo depois convocou a estudante da Escola Municipal Aloísio Cedraz, Andreissa Jesus para entoar o hino de Ichu.


Começando as homenagens foi destinado a cada vereador/a a oportunidade de entregar a lembrança e falar um pouco da mulher que havia escolhido previamente.

 Vereadora Lúcia Maria homenageou a sua irmã professora Olga Maria

'' Não por ser minha irmã, mas Olga Maria tem muitas qualidades e é uma grande mulher. Ela representa muito para a sociedade ichuense. Por ter sido professora e ter ajudado a formar centenas de pessoas, pela sua luta em busca do crescimento desta terra, por ser uma grande mãe de família. Ela foi vereadora de 1989 a 1992 e mesmo estando em um governo ditador conseguiu mostrar o seu trabalho. Ajudou a fundar a Semana Cultura e foi peça fundamental para criação da Lei Orgânica do Município''
.
 Vereador Afonso decidiu homenagear Dona Nele

Afonso e Dona Nele
''Escolhi Dona Nele por entender e reconhecer a alegria desta mulher. Me recordo que ainda criança vinha para a festa do Padroeiro em Ichu e encontrava Dona Nele vestida de baiana e contagiando a todos. Ela com muita dificuldade conseguiu criar seus filhos servindo de exemplo para todos''.

  Vereador Beto Santiago escolheu Dona Fausta
 

''Dona Fausta por ter sido parteira ajudou e muito as famílias ichuenses. Antigamente buscavam em Serrinha uma pessoa para fazer parto, mas Dona Fausta aprendeu esse ofício e várias mães deram a luz com a ajuda dela.
Mesmo aos 98 anos de idade ainda tem forças para atender as pessoas em sua casa fazendo suas rezas e contribuindo na cura daqueles que têm fé''.
 Vereador Egberto homenageu Dona Ninice 
Egberto

'' Para mim Dona Ninice é exemplo de pessoa responsável, uma guerreira, de família digna, sabe viver em comunidade. Ela também contribuiu muito para nossa cultura''.
Vereador Willian Gonçalves (Wly) homenageou sua noiva Daíze Cedraz
Wly e Daíze
''Amo Daíze como amo a minha mãe. Através dela gostaria de homenagear todas as mulheres. Ela será com certeza a minha futura esposa. Aproveito para lembrar de uma pessoa muito especial que é a saudosa Dona Caloura''.
Wly também fez homenagem para as vereadores Lúcia Maria e Geovana Márcia, bem como para as funcionárias da câmara.
Sônia e Wly 
Sônia recebeu um cartão com uma mensagem do Vereador Willian

O vereador Eugênio prestou sua homenagem para Cristiana Brito do SINTRAFI

Eugênio e Cristiana Brito
Após ler uma mensagem direcionada para todas as mulheres, o vereador Eugênio falou das qualidades de Cristiana Brito.
''Ela merece a minha homenagem pela função que exerce no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, por estar presente em todos os eventos, todas as reuniões.
Cristiana é uma pessoa guerreira e que trabalha em prol do povo, sempre procurando ajudar as famílias mais carentes pelo Sindicato, onde gera renda para elas por meio da Agricultura Familiar''.

Vereador Edvaldo Apolônio homenageou sua esposa Márcia Ferreira

                                                                                
 Para mim todas as mulheres são importantes, mas Márcia é especial, pois hoje ela representa uma pessoa que infelizmente não está mais no nosso meio''.

Vereadora Geovana Márcia homenageou a Professora Luci

SAM_2033
Geovana falou da importância de Professora Luci para a educação do município e em especial na sua formação.
Ela também destacou a determinação da Professora Luci para implantação da Associação de Pais e Amigos dos Execpcionais de Ichu – APAE.
Vereador Carlinhos Moto (Presidente da Câmara) fez a homenagem para Dona Maria de Antonio Bagacinho
                                          Maria de Antonio Bagacinho com Carlinhos Moto                                         
''Dona Maria é uma mulher humilde que com muito sacrifício criou seus filhos e hoje todos eles estão trabalhando e merecem nosso respeito. Ela também se destaca por sua religiosidade''.

Prefeito Antonio George prestou sua homenagem para Dona Lurdes da Verdura

Prefeito George e Dona Lurdes
O prefeito parabenizou Geovana e Lúcia Maria pela iniciativa de realizar a solenidade e lembrou-se de outras mulheres que fizeram história no município como Mãe Cassimira e Helena Santiago que dedicaram suas vidas para a comunidade.
Sobre Dona Lurdes ele disse que ela desde que chegou a Ichu que com muita dedicação criou os filhos e é claro a sua alegria na festa do padroeiro é que a tornou figura ilustre e folclórica.

Vice-Prefeito Geraldo Carneiro

Geraldo Carneiro e Esposa
Em uma falha da Comissão Organizadora, o vice-prefeito Geraldo Carneiro não foi informado que deveria escolher uma mulher para homenagear.
Mesmo assim, usando a tribuna ele falou que a homenagem iria para a sua mãe que Deus já chamou para a eternidade.
''Para mim todas as mulheres merecem nossas homenagens, mas a nossa mãe são mais que especiais.
Eu lembro também das esposas que são peças importantes para as famílias e sem elas não somos nada.
Ele finalizou citando a frase: Atrás de todo grande homem existe uma grande mulher”.
Após as homenagens dos vereadores, Prefeito e Vice foi aberto espaço para que as outras autoridades fizessem suas explanações.

No final das homenagens a professora Raimunda Meire cantou a bela música O QUE SERIA DA VIDA SEM A FORÇA DA MULHER!

Seguindo, aconteceu o sorteio de brindes para as mulheres ofertados pelo comércio local e por instituições.
Cristiano Grupo Dhueto
z
Encerrada a Sessão houve a distribuição de lanche e logo depois todos seguiram para a Praça da Matriz onde se divertiram com Cristiano do Grupo Dhueto que fez um show de voz e violão .

Por: Emerson Pablo-Assessor
Contribuição do: Al noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário