segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Realizada Audiência pública sobre o PPA


Na manhã desta segunda-feira, o governo municipal realizou audiência pública sobre construção do PPA. A condução dos trabalhos foi feita pelo vice-prefeito, Renato Adelino.
A metodologia utilizada na audiência foi questionada por membros da sociedade civil que não viram muita oportunidade de participação na construção desse planejamento, pois segundo os organizadores o plano já está construído à partir do Plano de Governo da campanha eleitoral e não seria possível apresentá-lo devido a extensão do documento. Dessa forma, a participação dos presentes foi limitada à sugestões que poderão ou não ser inseridas no plano. Para isso, foram divididos grupos por áreas temáticas e dos grupos poderiam sair 3 propostas. Estas não foram socializadas, apenas entregues em formulário.
Não podendo se fazer presente desde o início das discussões a vereadora Geovana contribuiu com o grupo da área de Assistência Social, no intuito de fazer incluir a criação de organismo de defesa dos direitos da mulher, além disso a vereadora deu sugestões na área da cultura (trabalho que valorize o Instituto Capoeira), da educação (construção e não reforma da biblioteca municipal) e do meio ambiente (coleta seletiva, sugestão via ACTAMARES).
Como saldo desse evento podemos dizer que a nossa cultura de planejamento está longe do que desejamos na construção de uma sociedade participativa. O que vemos são meros formalismos legais, mas a intenção verdadeiramente democrática ainda não existe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário