quinta-feira, 9 de julho de 2015

PLENÁRIA DISCUTE SEGURANÇA ALIMENTAR NO MUNICÍPIO DE ICHU

Na tarde de ontem, 08, aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Agricultores Familiares de Ichu - SINTRAFI, uma importante Plenária a fim de discutir sobre a Segurança Alimentar e Nutricional.

Por motivos superiores, a Vereadora Geovana não pode se fazer presente, no entanto foi representada por Emerson Pablo.

Marcaram presença representantes de algumas entidades da região sisaleira, bem como do nosso município, a exemplo do palestrante Valdiney da APAEB de Serrinha, Gilka (Coordenadora regional - Coité) e Edicarlo (MOC/Ichu). Em seus pronunciamentos, cada um falou da importância de se ter uma alimentação adequada e de qualidade.

Durante a discussão foram debatidos pertinentes ao seguintes eixos:

Eixo 1 – Comida de verdade: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar.

Eixo 2 – Estratégias em andamento para a conquista da comida de verdade no âmbito local, estadual, regional, nacional e internacional.

Eixo 3 – Aperfeiçoamento e ampliação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional: pacto federativo, participação social e intersetorialidade

Integrantes da COOPERAGIL (Cooperativa do nosso município), cobraram do Poder Público o cumprimento da Lei 11.947 que determina que no mínimo 30% da merenda escolar seja oriunda da Agricultura Familiar. Segundo as produtoras em Ichu essa determinação não vem sido cumprida.

Como encaminhamento foi levantada a hipótese de se criar o Conselho Municipal da Segurança Alimentar de Ichu.

No final, houve a escolha dos nomes que representarão o município na Conferência Regional em Conceição do Coité nos dias 14 e 15 de julho, ficando assim:
  • Sociedade Civil

Celidalva Soares de Oliveira (COOPERAGIL) – Titular

Anatália de Araujo Carneiro (SINTRAFI) – Titular

Nyanza Cedraz Carneiro (Centro São João de Deus) – Suplente

Maria Natalina Araujo (APAEB) – Suplente

  • Poder Público

Antonio da Silva Carneiro (Secretário Agricultura) – Titular

O suplente do Poder Público ainda será definido.

Por: Emerson Pablo


Nenhum comentário:

Postar um comentário