quarta-feira, 25 de março de 2015

VEREADORA GEOVANA DEFENDEU VOTAÇÃO DOS PROJETOS QUE REAJUSTAM SALÁRIOS PARA OS SERVIDORES MUNICIPAIS

Aconteceu na noite desta terça-feira, 25, mais uma Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Vereadores de Ichu. Esta sessão foi presidida pelo Vice-Presidente Eugênio de Queiroz, já que o oficial (Carlinhos Moto) encontra-se viajando.

Antes de iniciar os trabalhos, houve um certa discussão entre os parlamentares a respeito do Projeto de Lei nº 005/2015 de -  19 de março de 2015, que altera a Lei Municipal 004/2007, fixa o Piso Salarial para os cargos de Agente Comunitário de Saúde e de Agente de Combate a Endemias e dá outras providências.

Por sua vez, Eugênio debateu com os colegas sobre uma alteração a ser feita no Projeto 005, o que modificaria a redação do mesmo.  Diante da necessidade de uma emenda, houve um empasse se votaria o projeto ou se devolveria ao setor jurídico da prefeitura para as devidas correções. A oposição propôs a votação da emenda naquele momento, mas a situação entrou em contato com o Prefeito George e não conseguiu, decidindo por retirar o projeto para ser votado numa outra sessão.

Para a Vereadora Geovana, jamais o Prefeito George seria contra o acréscimo da nova redação, mas para evitar desconfianças era melhor ser analisado pela Assessoria . A edil declarou que hoje existe a sensibilidade por parte do gestor que senta com a categoria para negociar.


Em meio a tantas dúvidas criadas no decorrer daquele debate, a Vereadora Geovana pediu para que Dr. Bruno (Assessor Jurídico da Câmara) desse maiores explicações sobre o PL 005.

De acordo com o advogado o Projeto poderia ser votado normalmente, pois a Constituição Federal assegura os direitos obtidos pelos trabalhadores (as).

Continuando, o vereador Eugênio decidiu retirar o PL 005 de votação, informando que colocaria o 003 e 004, ambos que tratam dos reajustes salariais aos servidores municipais, (cargos de provimento efetivo e comissionados e aos profissionais do magistério.)

Os vereadores da oposição presentes naquela sessão (William, Egberto e Afonso), disseram que se retirariam do recinto caso fosse colocado apenas os dois projetos em votação. E assim fizeram.

A Vereadora Geovana informou que houve uma combinação com os Agentes Comunitários, SINTRAPI e até mesmo o vereador Willian Gonçalves, alegando que as outras classes não poderiam ser prejudicadas, ou seja, continuar recebendo sem o reajuste até que se acerte a negociação com os agentes.


Colocados em votação, os PL's 003 e 004 foram aprovados apenas pelos parlamentares da situação.

Na sequência, fez uso da tribuna Adailton Conceição. O mesmo falou das manifestações ocorridas contra o Governo Dilma, bem como apresentou dados que apontou o melhor desempenho de vida dos brasileiros depois dos governos petistas. Adailton cobrou da Casa Legislativa mais atenção no tocante às acusações feitas naquela tribuna, para ele, muitas delas tem denegrido a imagem da pessoa humana ou de movimentos sociais.

Na pauta Livre a Vereadora Geovana enfatizou as palavras do colega Arraia quando diz respeito ao cumprimento do Regimento Interno da Câmara: "muitas vezes só se quer seguir o Regimento naquilo que lhe convém."

A parlamentar informou que os vereadores da situação estão sempre comprometidos com os projetos que são enviados à casa, destacando que se os mesmos estão voltando para serem concertados, é porque estão sendo lidos.

Alguns estudantes levaram cartazes à sessão de ontem, fazendo um pedido ao gestor municipal para ampliação de transporte escolar para deslocamento Ichu/Feira de Santana. Reconhecendo a necessidade da ampliação, Geovana declarou que houve um aumento considerável no número de estudantes graças a melhoria financeira, bem como das oportunidades oferecidas pelo Governo Federal, a exemplo do PROUNI.

Por: Emerson Pablo

Nenhum comentário:

Postar um comentário