quarta-feira, 11 de março de 2015

VEREADORA GEOVANA APRESENTA INDICAÇÃO QUE VISA POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS MULHERES DE ICHU

 Aconteceu na noite de ontem,10 de março, mais uma Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores de Ichu.

De início foi apresentado o Projeto de Lei 001/2015 – que autoriza o Executivo Municipal a Celebrar convênios com órgãos da Administração estadual e federal. Os pares aprovaram.


Logo após, foi apresentada a indicação 001/2015 de autoria da Vereadora Geovana Marcia – que via a criação de uma Coordenação de Políticas para as Mulheres em Ichu. A referida indicação foi submetida à votação e foi aprovada por unanimidade.


Na sessão de ontem, a Câmara ficou lotada por parte de funcionários públicos do município, os quais aguardavam a votação dos Projetos de Lei 003/2014 e 004/2015, ambos que reajustam os salários dos servidores municipais. Porém, após um acordo entre os parlamentares, os projetos foram retirados da pauta, pois não abrangia toda a classe trabalhadora, ou seja, contemplaria alguns e outros não.  O Presidente da casa Carlinhos Moto, informou que haverá uma reunião com os Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias para relatar tal situação, e que a Câmara tem até o dia 24 deste mês para fazer a votação dos reajustes.

Associados (as) do SINTRAPI se manifestaram com placas, faixas e cartazes, alegando que não aceitam a forma como o pagamento dos salários vem sido pagos.


Fez uso da tribuna o Sr. Wilson Soares. O mesmo falou da forma como vê atualmente  o funcionalismo público de Ichu.

Na Pauta Livre, a Vereadora Geovana falou da sua satisfação com o primeiro encontro da “Caravana da Mulher”,segundo ela um encontro simples, sem gastos grandiosos, mas com bastante conteúdo. Agradeceu aos colegas pela aprovação da sua indicação, entendendo que é de fundamental importância um espaço da gestão pública que se pense em políticas para as mulheres: “Não adianta agente ficar falando, fazendo palestras, se não criamos mecanismos de luta e de efetivação dos direitos da mulher.” Completou.



Sobre a retirada dos projetos, a vereadora disse que a luta do SINTRAPI é mais que justa, afirmando que salário atrasado nenhum servidor merece, mas discordou do Vereador Egberto quando o mesmo disse que o Executivo está “empurrando com a barriga” para não pagar os salários. A parlamentar informou que o Executivo esperou até então para fazer o pagamento com o devido reajuste, o que não aconteceu por conta da não aprovação dos projetos. Geovana disse ainda que sugeriu o pagamento do salário do mês de fevereiro com o valor anterior, e no mês seguinte faria uma folha complementar com o valor reajustado, porém preferiram esperar a votação, ocasionando o atraso no recebimento do mesmo.

Por: Emerson Pablo

Nenhum comentário:

Postar um comentário