terça-feira, 9 de maio de 2017

Realizada Audiência Pública sobre a Caatinga

Na manhã do dia 08 de maio, na Câmara Municipal de Vereadores de Ichu, aconteceu a Audiência Pública CF 2017: QUE VAMOS FAZER EM FAVOR DA NOSSA CAATINGA?
A audiência foi promovida pela vereadora Geovana, motivada pelas discussões da Campanha da Fraternidade 2017 que teve como tema Fraternidade e os Biomas Brasileiros e Defesa da Vida.
Para debater o tema foram convidados o Padre Gildvan, que por motivos superiores foi representado por Edilma Carneiro integrante do Grupo Casais Jovens da Paróquia; o Professor Lucas Rondinelle formado em Geografia e Pós-graduado em Educação Ambiental; a vereadora Lúcia que é presidente do CONDEMA e Edcarlos de Almeida, Técnico Agrícola do MOC.
A vereadora acolheu os presentes e agradeceu por terem aceitado o convite e deu início às discussões com a música de Elmo Carneiro "O Choro da Caatinga". Em seguida falou dos objetivos da audiência, as motivações para este encontro e as expectativas relacionadas a elaboração de propostas em favor da nossa caatinga. Assim, os expositores iniciaram suas falas, cada um tocando num ponto diferente, mas complementares.
A primeira fala de Edilma que, representando a Igreja Católica, falou da Campanha da Fraternidade, seus objetivos, temas ecumênicos, e o tema deste ano que foi motivado pela encíclica do Papa Francisco "Laudato Si" que significa Louvado Sejas.
O segundo a falar foi o professor Lucas que explanou sobre os  preconceitos históricos e culturais em torno da caatinga o que prejudicou e muito a nossa relação com esse bioma. Deu exemplos de sua convivência com a caatinga e falou sobre as potencialidades, sobre os cuidados no manejo do pasto, do solo, sobre a área de preservação que precisa ser destinada  (20%) para preservação da água subterrânea.
A terceira fala foi da vereadora Lúcia que discutiu sobre as leis ambientais do nosso município a partir do Código de Postura (Lei 011/2009) até a política municipal ambiental, a criação do conselho e do fundo do meio ambiente. Reforçou sobre a importância da reserva ambiental e neste momento deu a palavra ao pessoal do SINTRAFI que falou do cadastro das propriedades que está sendo feito através do sindicato. Após esse cadastro teremos um técnico para avaliar na localidade onde esse reserva deve ser feita. Lúcia falou que a ausência do Chefe do Departamento Municipal de Meio Ambiente, que ainda não foi nomeado neste governo, está prejudicando o andamento dos trabalhos nessa área.
A quarta fala foi de Edcarlos que citou dados das espécies da flora, fauna, aves, peixes da nossa caatinga. Falou da experiências comunitária iniciada por Padre Albertino em nossa região, movimentando e organizando o povo o que resultou na criação do MOC. Falou também de diversas ações possíveis em nosso município como a ampliação da Casa de sementes Crioulas e o recaatigamento.
Após as falas dos convidados foi a vez dos demais participantes contribuírem com o debate e assim criarem as propostas a partir da pergunta: que vamos fazer em favor da nossa caatinga? Assim surgiram várias ideias:

 ESCOLAS
·         Discutir a questão dos cães que está impedindo a criação de pequenos animais; trabalhar a arborização e reflorestamento; Ações de Conscientização; Plantio de árvores nativas em sua área ou em proximidades
IGREJAS
·         Ações de Conscientização
CÂMARA – PREFEITURA - CONDEMA
·         Reflorestamento e Plantio/ recaatingamento da Av. Elvira Ferreira Freitas;
·         Colaborar na divulgação do cadastramento do CEFIR – Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cadastro Ambiental Rural)
Cobrar o funcionamento das leis municipais ambientais
SINDICATOS
·         Ações de Conscientização; Disseminar os Bancos de Sementes Crioulas nas comunidades;
·         Intensificar a divulgação do cadastramento do CEFIR – Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cadastro Ambiental Rural)
·         Aquisição de mudas
Outras ideias:

Montar um projeto permanente de cuidado com as plantas – adote sua árvore (adote um jardim)
Plantar no canteiro em frente ao Super Pio, uma reserva da caatinga (IGREJA/ LUIZ JULIO)
Solicitar a indicação do Chefe de Departamento do Meio ambiente (com pessoa habilitada) pra efetivar a destinação de 20% da reserva das propriedades com estudo técnico da área
Adquirir cercado de madeira para proteger as mudas que forem plantadas
Criar um viveiro de mudas de árvores nativas da caatinga

Para melhor sistematizar e articular as propostas foi marcado um novo encontro com os debatedores e quem mais se interessar, no dia 17 deste mês às 19h no Colégio Luiz Julio.
A vereadora Geovana parabeniza e agradece as pessoas que se fizeram presentes, agricultores, diretores do SINTRAFI, políticos, professores, psicóloga e em especial aos estudantes, que a convite da professora Márcia se deslocaram do Ceaco para participar de tão importante debate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário