terça-feira, 1 de março de 2016

SESSÃO DA CÂMARA: APROVADOS PROJETOS DE REAJUSTE SALARIAL

Foi realizada na noite desta terça-feira, 01, mais uma Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Vereadores de Ichu.

Iniciando os trabalhos na noite, foi colocado em aprovação o Projeto de Lei 002/2016 - que trata do reajuste salarial para profissionais do Magistério, sendo este aprovado por unanimidade.

Também foi à votação o PL 003/2016 - referente ao reajuste salarial para todos os servidores municipais, entre efetivos e comissionados. Após a aprovação, fica autorizado o aumento à todos os servidores em 11,68%, retroativo à janeiro e fevereiro, exceto para os Agentes Comunitários de Endemias (ACE) e Saúde (ACS), os quais receberão a partir de hoje, no entanto sem o retroativo. Ficou acertado e aprovado entre os parlamentares, que na Lei acima citada, o gestor poderá conceder aumento aos ACS e ACE assim que sair uma definição legal por parte do Governo Federal.

De autoria da vereadora Lucia Maria, foi apresentada a Indicação nº 01/2016 - que pede a criação de um Auditório Municipal no galpão do Centro de abastecimento, este, levando o nome da saudosa Fausta Anunciação Brito (Dona Fausta).


Na Pauta Livre, a Vereadora Geovana fez um breve comentário sobre as pautas reivindicatórias do SINTRAPI, afirmando que a luta da entidade é digna, mas há questões administrativas que precisam ser entendidas. A edil disse que há cobranças que ela mesma faz pessoalmente ao prefeito, no entanto, é necessária a pressão popular, citando como exemplo, a ida dos trabalhadores à Câmara Municipal na noite de hoje.

Fliados (as) do SINTRAPI lotam a plenária como forma de reivindicação


Sobre a paralisação adotada no município desde a última segunda-feira 29, Geovana disse que já foi pensada uma forma de reposição dos dias em que os funcionários estarão sem trabalhar, porém nada ficou definido, pois a referida paralisação tem duração de 3 dias e pode haver uma Nacional ainda neste mês, o que dificulta uma discussão rápida. Desta forma, entende-se que deve haver uma negociação com a categoria para tratar do assunto.

Sobre as condições de trabalhos oferecidas aos servidores públicos, a parlamentar disse que infelizmente isso ainda vem acontecendo, e chamou a atenção no tocante ao transporte dos professores das comunidades de Barra e Nova Esperança. Falou também dos trabalhadores que fazem a limpeza das ruas, afirmando que precisam de materiais adequados para realizarem os seus trabalhos.

No final, Geovana lembrou da reunião que esteve participando para a realização do "Março Mulher em Ichu", bem como de uma reunião que acontecerá na próxima quinta-feira na Secretaria de Educação, a fim de tratar de uma Ação Conjunta no combate ao mosquito Aedes  aegypti.

Por: Emerson Pablo

Nenhum comentário:

Postar um comentário