terça-feira, 25 de abril de 2017

Sessão ordinária. Não à retaliação do reajuste!

 Na Sessão Ordinária da Câmara ocorrida hoje mais uma vez no Centro Cultural, houve apenas a votação da Indicação da vereadora Geovana para melhorias no Barracão Municipal (leia abaixo a justificativa da indicação). 
O projeto do reajuste que voltou à casa com erros repetidos não foi colocado em discussão, uma estratégia para "abafar" o debate. Mesmo não sendo colocado à discussão, na Tribuna Livre a pauta geral foi o referido projeto que mais uma vez veio com erros prejudiciais aos servidores públicos.

Diversos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias compareceram à sessão, pois são os mais prejudicados no projeto como foi apontado pela Comissão de Finanças e Orçamento semana passada. O projeto retornou ao executivo e apenas algumas alterações foram feitas o que não ocorreu com os agentes e os conselheiros tutelares. O projeto continua deixando os agentes e os conselheiros tutelares de fora, sob a alegação do piso próprio (no caso dos ACS e ACE) o que prejudica demais estes profissionais, pois o piso destes ainda não foi regulamentado e portanto, não tem reajuste a nível nacional precisando ser incluídos no reajuste municipal. Já os Conselheiros Tutelares o projeto se refere ao salário mínimo e ficam também de fora dos 7% garantido aos demais. Sendo assim, a vereadora apontou os erros repetidos e solicitou do presidente da comissão uma nova reunião para rever os problemas que persistem.
A vereadora falou do encontro da Rede de Enfrentamento à violência contra a Mulher ocorrida ontem e dos compromissos que as vereadoras assumiram perante à Rede que é a criação do Conselho dos Direitos da Mulher e a solicitação ao Executivo para a criação de um cargo que cuide da questão da mulher e sobre a necessidade de ampla discussão do PPA para pautar a questão. Essa solicitação será entregue ao prefeito amanhã. (veja abaixo o teor da solicitação).
Lamentou o ocorrido com os jovens na última quinta-feira apontando as nossas fragilidades com a questão. Por fim, convidou a todos para a Greve Geral nesta sexta-feira contra a Reforma da Previdência participando dos atos no município que desta vez terá como ponto de partida a Creche Municipal às 8h.
No final da sessão a vereadora Geovana foi entrevistada por Jorge Calmon da Rádio Regional e fez uma pequena avaliação da administração, da câmara e outros assuntos do município.


JUSTIFICATIVA DA INDICAÇÃO
Justifica-se a presente indicação pelos relevantes serviços ao povo de Ichu ocorridos no Barracão Municipal, local histórico onde aconteciam as feiras livres do município e hoje serve para atividades diversas tais como palestras, comemorações, audiências públicas, conferências, cultos, Sessões Solenes da Câmara Municipal, brincadeiras das crianças e para abrigo de toda a população contra sol e chuva. Atualmente necessita urgente de recuperação no piso, como mostram as fotos em anexo. Além disso, torna-se necessária recolocar a Placa indicativa de sua origem, pois sendo um prédio histórico não deve ficar sem identidade.

O Barracão Municipal foi construído quando Ichu ainda pertencia à categoria de Vila por volta dos anos 40. Nele havia pequenos boxes onde pequenos comerciantes vendiam desde a bebida ao medicamento veterinário. Os locais abertos serviam para montagem de pequenas barracas de sapato, roupa, doces, dentre outros. Com a mudança da feira livre para o Centro de Abastecimento e com o surgimento de casas comerciais na cidade, os boxes foram derrubados, abrindo-se assim todo o espaço que passou a servir a outros fins como os atuais.
Segundo relatos, o Barracão só foi restaurado pelo prefeito Hildebrando Cedraz e pelo prefeito Dorivaldo Ferreira em sua segunda gestão, que inclusive instalou TV e antena parabólica, além de diversos bancos de madeira os quais não existem hoje.
O Barracão já serviu para diversos fins. No passado serviu principalmente para fomentar à economia através das vendas instaladas em boxes e das barracas que eram colocadas no dia de Feira livre da cidade. Atualmente serve para sediar eventos culturais, religiosos e políticos, bem como ponto de encontro de manifestações e campanhas comunitárias.
O Barracão Municipal é o patrimônio material mais importante da nossa cultura e, portanto, precisa receber as melhorias aqui indicadas. Assim, indico ao prefeito a colocação de piso de alta resistência, colocação da placa indicativa que foi retirada, bem como outras melhorias como pintura e reposição dos bancos se acharem conveniente.

Ichu, 25 de abril de 2017
__________________________________________
Geovana Marcia Carneiro Oliveira
Vereadora - PR


SOLICITAÇÃO

Ao Exmo. Sr. Carlos Santiago de Almeida
M.D. Prefeito Municipal


Prezado Prefeito

No ano de 2016 foi criada em nosso município a Rede de Enfrentamento à violência contra as Mulheres. Esta Rede, dentre vários objetivos, deseja criar mecanismos de combate à todas as formas de violência sofridas pelas mulheres e para isso nos estimula a criar alternativas de enfrentamento, de apoio às vítimas, de acompanhamento dos envolvidos através dos organismos existentes em nosso município tais como CRAS, Coletivo de Mulheres, Associações, escolas, secretarias e Câmara Municipal.
Em encontro realizado no dia 24 de abril, fomos estimuladas a elaborar compromissos para efetivação dos objetivos da Rede e, nós vereadoras presentes e integrantes da Rede, nos propomos a agilizar a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e a solicitar do Gestor Municipal as duas ações relacionadas abaixo:
1.    A criação de uma Coordenação de Políticas para as Mulheres no âmbito da Secretaria de Assistência social;
2.    A discussão do Plano Plurianual (PPA) 2018-2021 com amplo debate da sociedade a fim de inserirmos a questão da mulher.
A ação 1 possibilitará a existência de um órgão que busque o desenvolvimento de Políticas Públicas para as Mulheres, inclusive as aprovadas na 1ª Conferência Municipal ocorrida no ano de 2015 e a ação 2 abrirá espaços de debate para inserção de temáticas atuais e importantes no âmbito das questões de gênero.
 Essas ações serão fundamentais para a defesa dos direitos da mulher que perpassam especialmente pelo direito a uma vida digna e sem violência.
Certas de que seremos atendidas em nossa solicitação, renovamos votos de elevada estima e apreço.

Sala das Sessões, 25 de abril de 2017

Atenciosamente,    
_____________________________________________________
Geovana Marcia Carneiro Oliveira

__________________________________________________
Celidalva Soares de Oliveira

________________________________________________
Lúcia Maria Carneiro Cordeiro Santana


Nenhum comentário:

Postar um comentário