sexta-feira, 2 de outubro de 2015

ICHU RECEBERÁ UNIDADE MÓVEL DO PROGRAMA SAÚDE SEM FRONTEIRAS

Aconteceu na tarde desta sexta-feira, 02 de setembro, na sala de reuniões da Câmara Municipal de Vereadores de Ichu, uma importante reunião a fim de discutir assuntos relacionados à saúde feminina, em especial no tocante ao Câncer de Mama. Na oportunidade foi apresentado aos presentes o Programa Saúde sem Fronteiras, este, oriundo da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) que reúne os serviços de rastreamento do câncer de mama (mamografia), oftalmologia, odontologia (Odontomóvel).

A Vereadora Geovana Marcia esteve presente na reunião, a qual avaliou de grande importância no tocante às mulheres reconhecerem o cuidado que devem ter com o seu corpo, e consequentemente, com a sua saúde, pois, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Câncer de Mama é o que mais causa óbito entre mulheres.


Na reunião de hoje, Jane (representante da Secretaria de Saúde do Estado - Sesab) explicou aos presentes os objetivos e serviços oferecidos a partir do programa em discussão. Dos objetivos, são eles:
  • Garantir o acesso de mulheres de 50 a 69 anos à Mamografia Bilateral de Rastreamento, através de estratégica itinerante;
  • Ofertar exames para diagnosticar o Câncer de Mama em Mulheres que apresentem imagens inconclusivos após realização da mamografia de rastreamento na estratégia itinerante;
  • Encaminhar para tratamento/cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hemoterapia) na Rede SUS com diagnóstico do Câncer de Mama identificados na estratégia itinerante.
O município aderiu ao programa, e no período de 26 a 28 de novembro de 2015, será contemplado com o Saúde sem Fronteiras - Rastreamento do Câncer de Mama, Fase I - com a realização de mamografias bilaterais, contando com uma Unidade Móvel capaz de realizar 70 mamografias por turno, totalizando 140/dia. A estratégia atenderá 370 mulheres na faixa etária de 50 a 69 aos.


De 2011 a 2014, o programa rastreamento do câncer de mama percorreu 280 municípios, realizando mais de 220 mil exames de mamografia. Este ano o programa já beneficiou a população feminina das regiões de Paulo Afonso (Nordeste), Barreiras (Oeste) e nesta semana, os veículos encontram-se distribuídos nos municípios de Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Maragogipe e Muritiba.

O atendimento é feito por meio de seis unidades móveis e o seu diferencial é o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento.


Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Por: Emerson Pablo, com informações do site http://www.saude.ba.gov.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário