quarta-feira, 3 de abril de 2013

SESSÃO NA CÂMARA MUNICIPAL


Aconteceu na manhã desta Terça-Feira (02), mais uma Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores de Ichu.


Para abertura dos trabalhos, o Presidente da casa Antônio Carlos convidou a 1ª Secretária Geovana Marcia para fazer a leitura dos ofícios enviados à Câmara. Dentre os ofícios lidos, o de maior destaque foi o da mudança do horário das sessões, em que várias associações do município exporam suas opiniões sobre a mudança.

Por maioria das associações e dos Vereadores, ficou decidido que as sessões da Câmara de Ichu passará a acontecer as Terças- Feiras apartir das 18 h. com data ainda a definir.

Dando continuidade, a sindicalista Marcia Cedraz voltou mais uma vez a casa para prestar alguns esclarecimentos e prestar defesa. Marcia frisou que o que disse na Sessão passada sobre o caso dos lençóis sujos no Hospital não foi uma crítica destrutiva, como disse o Secretário de Saúde Evânio Cordeiro. Disse ainda que não é e nem nunca foi contra a nenhuma administração Municipal, mas, que quer o bem do povo.

Por sua vez, Marcia comentou que chegaram duas servidoras públicas no SINTRAPI e disseram que não estavam lavando os lençóis do Hospital Municipal pela superlotação de trabalho, o que deixou claro a denúncia que a mesma fez na Sessão anterior. Aproveitando o momento, a sindicalista perguntou aos Vereadores se já tinham tomado alguma posição sobre o caso do funcionário José Idemário (Bico) e informou que o SINTRAPI já entrou com uma ação no Ministério Público, pois já se passaram mais de 60 dias e nada foi ainda resolvido.

Em seguida, foi a vez da Professora Enilda prestar alguns esclarecimentos. Em sua fala disse: '' Foi verídico o que Marcia disse aqui, fiquei realmente internada no Hospital e não trocaram meu lençol.'' e completou: '' Não sou mentirosa, se eu falei, foi porque eu vi.'' Para concluir, Enilda pediu aos Vereadores que não vissem sua denúncia como fuxico, mas sim como uma forma de sensibilização.

Foi convidado a fazer uso da Tribuna o Sr. Edmilson Gonzaga, este responsável pela construção dos PSF's de Casa-Nova e Licurí. Ele também veio esclarecer alguns pontos pendentes a respeito do mesmo, ocorrido na última Sessão.

Edimilson apresentou as plantas dos PSF's solicitadas por Evânio e disse ainda que já sentou com o mesmo e com o Prefeito George para então regularizar as parcelas dos funcionários que trabalharam na obra. Porém, em sua fala Edimilson deixou algo inexplicado e confuso de se entender, quando o mesmo frisou que a reforma do prédio de Saúde de Licurí  estava sendo feita com a mão- de-obra por conta dele e os materias eram por conta da Ex- Secretária de Saúde.
 
Logo após, foi a vez dos Vereadores fazerem uso da palavra.

O Vereador William Gonçalves (oposição), falou da questão dos lençóis sujos no Hospital e disse que esteve por lá com o Presidente Carlinhos e verificou que era verídico o que Marcia Cedraz informou.

Beto Santiago (oposição) ,disse que presenciou Renato Adelino fazendo pagamentos de funcinários de uma empresa que ficou responsável pela reforma das escolas no município, isto na Secretaria de Educação. Ele ainda disse que viu Adelino demitir os mesmos, e que ficou a se perguntar de onde era aquele povo que nunca viu por aqui.

Afonso (oposição), já iniciou sua fala chamando o Secretário de Saúde de mentiroso e sínico, pois segundo ele, Evânio veio na Sessão anterior dizer que não era verdade o que Marcia denunciou e em seguida foi verificado que era certeiro. Disse ainda que há duas semanas está faltando materiais para exames laboratoriais no Hospital Municipal.

Geovana Marcia (situação) se solidarizou com a família de Nita que veio a falecer e disse discordar quando dizem que a atual administração não está fazendo nada. Aproveitou a oportunidade para alertar a população sobre a dengue, que voltou a afetar nossa Comunidade.

Geovana disse concordar com o SINTRAPI quando relatada a morosidade para se responder um ofício por parte da gestão municipal, ao mesmo tempo que solicitou do Presidente da Casa a presença do Prefeito George para que seja ouvida as dua versões. Por fim, Gei agradeceu a todos que colaboraram com a mudança da Sessão da Câmara para as Terças- Feiras as 18 h.

Lucia (situação), disse que em conversa com o Prefeito George salientou que a carga horária do pessoal do Hospital que fica por conta da lavagem dos lençóis, está realmente ''puxada'' e espera que a situação seja resolvida. Comentou também sobre a segurança da cidade, e disse que o povo de Ichu está a mercê de pessoas má- intencionadas, e completou: '' Até quando?''

Por fim, o Presidente Antônio Carlos se afastou da cadeira de Presidente para fazer alguns esclarecimentos a comunidade. Eugênio assumiu a sua posição.

Carlinhos informou que ainda não colocou as contas da casa no mural por conta de atraso no TCM, e se comprometeu a colocar em breve.

 Disse também que encontrou realmente as camas dos Hospital sem lençóis e que será preciso fazer uma detetização no Hospital, pois insetos como baratas estão se alastrando no mesmo. Ressaltou também que irá investigar o que foi dito pelo Sr. Edimilson, onde o mesmo relatou que em parceria com a Ex- Secretaria de Saúde fazia a reforma do Posto de Licurí com a mão-de-obra cedida à Prefeitura.

No lugar de Presidente, Eugênio declarou encerrada a Sessão.



                                                                                       Texto por: Emerson Pablo- Assessor




Nenhum comentário:

Postar um comentário