A vereadora Geovana, sendo integrante da Cáritas Paroquial, promoveu uma reflexão no Centro de Abastecimento onde iniciaram as atividades do Grito na paróquia de Ichu, a partir do texto de Êxodo 3, 7-10 e as indicações do boletim informativo da CNBB para o Grito dos Excluídos deste ano.
Falando do texto bíblico Geovana aponta que Deus viu, ouviu e atendeu o clamor do povo que vivia explorado e oprimido no Egito, mas Ele não veio de modo esplendoroso para salvar seu povo, e sim confiou a Moisés esta missão. Hoje Ele confia a cada um de nós e diz, como disse a Moisés, VÁ e tire o meu povo da situação de morte em que vive.
Em seguida Geovana falou do tema do Grito e destacou os três aspectos apontados pela CNBB para reflexão deste dia: a distância entre a vértice e a base da pirâmide social brasileira, que causa desigualdades e promove a corrupção; a violência institucionalizada que age em favor dos ricos e poderosos destruindo leis implementadas com tanta luta, sangue e suor do povo; e a atuação do Papa Francisco que denuncia de maneira corajosa a economia que mata, a violência, a migração forçada e a cultura da indiferença.
Após essa mística inicial, as pessoas presentes fizeram uma caminhada
até a Igreja Matriz. Durante a caminhada 7 entidades da sociedade civil
se pronunciaram sobre a situação de exploração e exclusão em nosso país e
em nosso município
As entidades foram: Centro São João de Deus, SINTRAPI, APAEB, SINTRAFI, AMI, MCP e ACTAMARES.
O Ichu Notícias fez a cobertura de todo o evento com transmissão ao vivo. AL Notícias também se fez presente.
Chegando à Igreja foi celebrada a Santa Missa e as reflexões continuaram
durante a homilia e em gestos simbólicos como a procissão de entrada e o
ofertório.
Nenhum comentário:
Postar um comentário