A sessão do dia 9 de Abril foi marcada pela presença dos integrantes da ACTAMARES com a representatividade de sua secretária Lucimária da Conceição que fez o uso da tribuna para questionar o projeto negado que beneficiaria a associação.
Lucimara fez o uso da tribuna para esclarecer as duras dificuldades que a associação vem sofrendo por falta de estrutura, segurança e até dificuldades institucionais do local em que atuam. A representante citou diversas vezes em que o local foi incapaz de suportar a demanda do serviço, como necessitar do espaço de sócios para estocar material, falta de energia, espaço limitado, entre outros. Além disso citou que já houve diversos furtos de equipamentos e até mesmo de gasolina em uma de suas motos, assim como existem problemas institucionais que necessita-se um endereço fixo para oficializar documentos para então conseguir melhorias, entretanto o local atual não possibilita um endereço e dificulta a formação desses documentos necessários para alcançar devidos avanços.
A representante também informou que houve uma reunião com os vereadores que negaram o projeto 79 votado na última sessão (2 de abril), na reunião foi mostrada a situação de trabalho, as inseguranças e os desafios, mas que mesmo assim, mantiveram sua opinião através de um discurso falho e portanto votaram contra em um projeto que é necessário para a associação e para Ichu. Apesar das adversidades, Lucimara afirmou que irá manter essa luta, pois a ACTAMARES já é referência na região e assim almejam ser também no Estado.
Outra visita também foi do Cacique Nonato Atikum, que é natural de Rodelas situado ao Norte da Bahia, que com o apoio da Secretaria de Educação e Departamento de Cultura veio até Ichu para dispor palestras e momentos em escolas, creches e outros eventos em homenagem aos povos originários que é celebrado no mês de Abril.
O Cacique admirou a organização da cidade e o trabalho que vem sendo desenvolvido para o avanço de Ichu, agradeceu o convite e promete que estará disposto para ensinar e aprender com os ichuenses.
Na Tribuna a Vereadora Geovana inciou seus trabalhos abordando um grande projeto do Governador Jerônimo que é a Lei 14.659 concebida no dia 8 de abril que estabelece prazos indeterminados de laudos médicos e periciais que atestam o transtorno do Espectro Autista, Síndrome de Down e demais transtornos e deficiências permanentes. A Vereadora ressalta a importância do projeto pois até o momento, os laudos temporários eram sempre um trabalho a mais para os pais e responsáveis recorrerem aos seus direitos, mas que agora, está muito mais congruente.
Agradeceu o registro do Cacique Nonato e ressaltou a importância de sua visita e presença para o município e principalmente para as escolas aprenderem com um membro da Tribo Atikum e entender um pouco mais sobre os povos originários do Brasil;
Comentou sobre o festival da Rádio que acontecerá dia 20 desse mês de abril, comemorando seus 26 anos de fundação e pede a colaboração dos ichuenses para contribuir com a compra de cartelas e participar de diversos sorteios e brindes;
Parabenizou a presença e fala da secretária Lucimara, pois os ichuenses precissavam ouvir da própria ACTAMARES a respeito de suas demandas, suas lutas e principalmente seu lado sobre o Projeto de Lei 79 que foi negado. A Vereadora atribuiu companherismo e ressaltou que a negação do projeto foi sim por viés político, pois é um projeto de lei do prefeito e por conta disso, a oposição não apoiou. Geovana também parabenizou o discurso feito e informa a necessidade não só para Ichu, mas para o planeta, todo o empenho da associação com o compromisso ambiental.
Já na fala de Líder, a vereadora Geovana abordou assuntos como:
- Em nome do Prefeito, parabenizar a Família do Sr Ademário pela realização da Cavalgada e afirma o apoio da Prefeitura para que resgate esse evento cultural e tradicional de nosso município;
- Presença do Cacique Nonato na Rádio para conversas e debates sobre os povos originários e como ele está atuando em nosso município;
- Abordou novamente sobre o debate em relação á ACTAMARES para declarar apoio e conforto a partir da fala do dramaturgo Bertolt Brecht em que "Há homens que lutam um dia e são bons; há outros que lutam por um ano e são melhores; há homens que lutam por muitos anos e são muito bons; há outros que lutam toda a vida, esses são imprescindíveis." Reiterando assim seu trabalho imprescindível e quanto é frustrante trabalhar tanto e ser tão pouco valorizado. Entretanto, essa luta é coletiva e irá continuar com o apoio da Vereadora Geovana.
Atitude mesquinha dos vereadores que se opuseram ao projeto de cessão de uso do imóvel da antiga Associação do Cortiço. Vamos à luta.
ResponderExcluir