terça-feira, 19 de maio de 2020

Sessão: maus tratos aos professores que durante essa pandemia se veem obrigados a fazer entrega de atividades nas residências dos estudantes

Na sessão  desta terça-feira, 19 de maio, foram aprovados o PL 01/2020 da Vereadora Celidalva Soares que concede Título de Cidadão Ichuense ao Sr. Francisco Moysés Araújo Filho e o PL 01/2020 da Vereadora Lúcia Maria que Institui o Título de “Ilustre Personalidade” e cria Medalha Padre Leopoldo Garcia. 
Foi apresentado o PL 02/2020 da Bancada de Oposição que  Dispõe sobre oferecer “VALE SEMENTE” emergencial aos Agricultores Familiares de Ichu/BA em período de combate a disseminação do Covid-19 (Coronavírus) e dá outras providências. e o  Requerimento nº 01/2020 também da Bancada de Oposição que requer: Relatórios contábeis, financeiros periódicos, documentos referentes às despesas ou investimentos realizados pela prefeitura nos meses de Janeiro a Março de 2020, mas foi REPROVADO pelos vereadores da situação.
                         
Foram apresentados os projetos do executivo, nº 007/2020 que Dispõe sobre a Criação e Organização do Sistema Municipal de Educação de Ichu – Estado da Bahia, e dá outras providências e o nº 008/2020 que Dispõe sobre a suspensão dos descontos de prestações em folha de pagamento referentes a empréstimos consignados contratados por Servidores Públicos do Município de Ichu, e dá outras providências.

O requerimento da oposição foi REPROVADO pelos vereadores da situação, alegando não ser necessário. Mais uma vez um requerimento da oposição é reprovado pelos colegas para não dar direito às informações solicitadas.

Na TRIBUNA a vereadora parabenizou aos Garis pelo seu dia (16 de maio) e cobrou os EPIs que essa administração nunca forneceu.
Falou da contradição com o PL 008/2020 apresentado hoje, pois ao mesmo tempo que quer suspender os descontos de empréstimo consignado para ajudar os funcionários, deixou de pagar aos professores o valor da ampliação de carga horária.
Por fim chamou de maus tratos e abuso de poder o que estão fazendo com os professores que estão se expondo nessa pandemia para entregar atividades nas casas dos estudantes. Disse que essa não é uma tarefa dos professores, que a obrigação deles é planejar, avaliar, tirar dúvidas e não entregar em casa. Há vários professores sofrendo calados com essa situação.

No tempo da OPOSIÇÃO NA TRIBUNA, perguntou a população que assiste a transmissão se acham correto um carro da saúde ir buscar o secretário em Serrinha para trabalhar aqui, pois é isso que acontece, inclusive soube que até ambulância já foi buscá-lo.

Anunciou que a Oposição enviou uma solicitação ao Deputado Alex da Piatã, para que fosse instalado o sinal digital da TVE como está acontecendo em outros municípios do Território do Sisal.
Sobre a não aprovação do requerimento pelos vereadores da situação, disse que lamentava essa atitude e que isso demonstra que não vale a pena ir para congressos da UVB, nem contribuir com essa instituição para fortalecer os vereadores se num momento como esses agem contra. Disse ainda que a população é que ia julgá-los e que esse julgamento é implacável.
Por fim, no momento da VOZ DA COMUNIDADE, apresentou a denúncia de Margarida de Poço do Lajedo que reclamou dos calçamentos irregulares, da falta de medicamentos na farmácia básica, das estradas sem cascalho.
Já a moradora de Varjota, Leidiane, reclamou do escuro na comunidade e da falta de calçamento prometido até o prédio escolar.
A moradora de Nova Esperança, Rita, reclamou da falta de complementação do kit da alimentação escolar que continua minguado.
Segundo o repórter Valdir, no momento da fala da oposição a audiência na transmissão dobrou de 40 para 120 visualizações e que umas 10 a 15 pessoas responderam a pergunta feita achando errado carro buscar o secretário de saúde em Serrinha.









Nenhum comentário:

Postar um comentário