segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

VEREADORA GEOVANA PARTICIPA DE SEMINÁRO/OFICINA EM BRASÍLIA

O Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (Cefep), organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), celebrou, em janeiro de 2016, 10 anos de criação. O Cefep é coordenado pela Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB. Um dos seus objetivos principais é promover a formação política dos cristãos leigos e leigas na sociedade. O Cefep atua em três eixos: o “Curso Nacional de Formação Política”, a “Rede de Assessores” e a “Articulação das Escolas Locais de Fé e Política”. Desse modo, busca contribuir com a formação de lideranças partidárias, com o fortalecimento das Pastorais Sociais e incentiva os Grupos e Escolas de Fé e Política.

Fazendo parte da programação de aniversário, aconteceu durante os dias 29 e 31 de janeiro, no Centro Cultural de Brasília, um Seminário que reuniu aproximadamente 140 participantes, entre assessores, alunos e ex-alunos de diversas localidades do Brasil, no intuito de debater as diversas formas de participação democrática na sociedade - político/religioso. 

A Vereadora Geovana Marcia esteve participando do seminário/oficina, e por sua vez, fez parte do grupo cujo tema foi “Instrumentos de participação democrática”. Houve uma reflexão em torno da Campanha da Fraternidade de 1988, cujo tema discutia os "clamores do povo".


O evento foi foi aberto com um resgate da história do CEFEP, feita pelo secretário executivo do Centro, Padre José Ernanne Pinheiro. “Um dos nossos objetivos é fomentar em nosso país um pensamento social cristão à luz dos valores evangélicos e do ensino social da Igreja”, destacou Padre Ernanne, que lembrou que o CEFEP trabalha em sintonia com uma média de 60 escolas de Fé e Política espalhadas pelo Brasil, sejam diocesanas, regionais ou de denominações evangélicas.

A solenidade de abertura contou com a presença de Dom Severino Clasen, da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB, presidente do CEFEP. “Percebemos os frutos que estão sendo semeados. Tudo está sendo traduzido em ações concretas para a conscientização de uma nova ordem política que precisamos em nosso Brasil”, avaliou Dom Severino.


A programação contou ainda com apresentação de temas como “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade” (texto de estudo da CNBB 107A) e “o Papa Francisco e os movimentos populares” (discurso do Papa na Bolívia). Seis oficinas também foram realizadas: “Instrumentos de participação democrática”; “Movimentos Sociais”; “Os sinais de esperança para a sociedade brasileira”; “Partidos políticos e suas ideologias atuais”; “A Igreja hoje e o Papa Francisco – 50 anos depois do Vaticano II: Escolas de fé política.

O seminário/oficina fechou com chave de ouro os trabalhos do Cefep, diante do Curso de Fé e Política - 2016.


Para Geraldo Aguiar, coordenador de cursos do CEFEP, as perspectivas para os próximos anos são de continuar estimulando lideranças comunitárias, pastorais e partidárias a contribuírem melhor com a política a partir de uma melhor formação.

Por: Emerson Pablo com informações do site http://www.cnlb.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário