segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

HOMENAGEM: MORRE AOS 87 ANOS, RAMOS FEIRENSE, AUTOR DO HINO DE ICHU

Faleceu no último sábado, 20, em Feira de Santana, aos 87 anos, o Poeta e Escritor Antônio Ramos da Silva, mais conhecido por Ramos Feirense. Aqui em Ichu, Ramos deixou uma grande marca: foi o autor da letra do nosso Hino.

Em fevereiro de 2014, à convite da Vereadora Geovana, Ramos Feirense retornou à Ichu para participar da Festa em Louvor ao Sagrado Coração de Jesus.


No mês de agosto, a Vereadora Geovana entregou em suas mãos o Título que o tornava "CIDADÃO ICHUENSE". Na época, bastante emocionado, recitou o poema "Ichu, Cidade Doçura", criado por ele há alguns anos atrás, provavelmente na década de 80 (primeira vez que veio à Ichu).



Em setembro, o próprio Ramos fez um convite à Geovana para se fazer presente em uma Sessão Solene que o entregou a Comenda Maria Quitéria, em Feira de Santana.


Como última despedida, a Vereadora Geovana se fez presente no velório de Antônio Ramos, e na oportunidade ressaltou a importância do mesmo para os ichuenses. Confira o vídeo:


Antônio Ramos da Silva, conhecido como Ramos Feirense nasceu em Feira de Santana, no dia 20 de novembro de 1928, filho de Leôncio Ramos Gomes e Hilda Ramos da Silva, casado com a Senhora Tereza Lourdes de Castro Ramos da Silva, da qual ficou viúvo, com quem teve 3 filhos (Antonio Leilson de Castro Ramos; Anaíres Feirense de Castro Ramos e Francisco Leôncio de Castro Ramos e dois netos. Davi Marcelino e Bianca.

Licenciado em Estudos Sociais pela Universidade Estadual de Feira de Santana e professor de História e Educação e Moral e Cívica, Ramos Feirense estudou na Escola Normal de Feira de Santana e se aposentou no Colégio Polivalente, Antes disso lecionou em Caldas do Cipó, foi Orientador Pedagógico, Coordenador Distrital de Ensino no Município de salvador, Secretário de Educação e Cultura em Candeias e atuou no Jornal A tarde como revisor e titular da coluna Charadismo, no Diário de Notícias com repórter e revisor, e na Folha do Norte foi titular da coluna O CECREMAM na FN.

Antônio Ramos é autor do hino de diversas cidades baianas. Além disso, ainda é o criador de brasões e bandeiras de algumas dessas cidades e de várias instituições. As cidades de Nova Soure, Amélia Rodrigues, Araci, Candeias, Ichu, Itaparica, Lagoa das Pedras, Monte Santo, Nova Itarana, Nova Redenção, São Gonçalo dos Campos, Ubatã e Xique-Xique foram transcritas nas letras do poeta, que fazia questão de exaltar as qualidades artísticas e culturais, além da história do lugar.

Antônio Ramos foi condecorado com vários Títulos e honrarias em diversos municípios da Bahia. Em Nova Redenção, foi laureado com o Título de Cidadão de Nova Redenção; em Feira de Santana, recebeu a Comenda Godofredo Filho, na Câmara Municipal de Vereadores. Na Europa, foi certificado com o título de Comendador da Cultura e da Educação em Portugal.

Descansa em Paz, "Ramos Ichuense"!


Por: Emerson Pablo


HINO DE ICHU


Das Inchus as obreiras do mel,
Vem teu nome ó Ichu Laborioso
Do lidar do teu povo fiel
A doçura de ser venturoso.

Do teu solo em triângulo nos vem
A lembrança do Deus uno e trino
Que a teus filhos conduz para o bem
Com mil bênçãos de amor peregrino.

Teu passado foi árduo plantar,
Teu presente é risonho florir
Teu futuro será espalhar
Os bons frutos do teu produzir

Honra aos que te fizeram surgir
Nestas plagas de heroica Bahia
Honra aos que te preparam o porvir
De esplendor, do progresso e harmonia

Que tu possas crescer pelo amor
Pra que sejas em tudo eficaz
Da justiça e da Fé o vigor
Te transforme em gigante da paz

Que do Cristo o real Coração
Seja sempre o modelo e a glória
Do teu povo vibrante em ação
Construindo, com ardor, tua história.

Ramos Feirense

ICHU - CIDADE DOÇURA



Queiras tu, ó Ichu tão querida
Receber da minh'alma em festa
O que a ti ela dá comovida
Num prestar gratidão bem modesta.

O teu jeito de ser e de amar,
A tua fé, tua modéstia e ternura
Me inspiram, Ichu, a te dar
Esse título: CIDADE DOÇURA.

És doçura e doçura serás
Pelo agir do teu povo querido
És doçura e doçura serás
Pelo exemplo do amor bem vivido.

Que tu possas feliz ostentar
Da bandeira da Paz toda alvura
Bem fazendo no teu caminhar
Rumo à glória, ó CIDADE DOÇURA.

Feira de Santana, 7 de julho de 1982



Ramos Feirense

Nenhum comentário:

Postar um comentário