quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

FUNASA APROVA O PLANO MUNICIPAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE ICHU

Como já sabemos, Ichu está entre as 50 cidades do Estado da Bahia que aguardava benefícios referentes ao saneamento básico. Após uma grande expectativa, emfim uma boa notícia: a Funasa (Fundação Nacional de Saúde) aprovou na semana passada, o Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PMIGRS), do nosso município.

O referido Plano tem como principal objetivo servir de ferramenta útil para a capacitação dos gestores públicos no que diz respeito à correta gestão de resíduos sólidos urbanos, visando facilitar e estimular a elaboração do planejamento e o alcance dos objetivos de: não geração, minimização, reutilização, reciclagem, destinação e tratamento adequado dos resíduos sólidos, de acordo com as diretrizes da legislação vigente.

Acompanhe abaixo as metas propostas para o município de Ichu, validadas pele equipe técnica administrativa:

* Implantar ou delegar órgão Gestor de Limpeza Urbana abrangendo os serviços de coleta, transporte e disposição final do RSU;

* Reverter o déficit corrente das operações de limpeza urbana. Atingir o ponto de equilíbrio em três anos;

* Desenvolver um programa de qualificação de métodos e processos relativos a utilização de pessoal, máquinas e equipamentos nas operações de limpeza urbana. Realizar 100% da meta em até um ano;

* Qualificar o processo de gestão econômica e financeira das operações de limpeza urbana. Implantar 100% da meta em até 1 ano;

* Propor capacitação e melhorias de trabalho para o pessoal envolvido com os Institucional e Financeiro Resíduos Sólidos;

* Avaliação e projeto piloto das alterativas de disposição final dos resíduos sólidos gerados pelo município (incineração, compostagem, digestão anaeróbica). Avaliar todas as alternativas definindo a mais adequada para o município em eté três anos. Recomendação: instalar uma usina de compostagem com valorização de recicláveis;

* Otimização e expansão dos serviços de varrição;

* Otimizar o serviço de capina e raspagem;

* Otimizar e ampliar serviço de poda;

* Melhoria dos serviços de coleta  domiciliar/comercial, em conformidade com os crescimentos, populacional e de renda do município.

* Implantar o serviço de coleta seletiva no município, considerando aspectos sociais e ambientais;

* Incrementar a Coleta Seletiva de Aporte Voluntário - Pontos de entrega de pequenos volume;

* Implantar serviço de triagem de recicláveis no município, considerando aspectos sociais e ambientais;

* Operação adequada do lixão municipal;

* Adequar o sistema de Gestão de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde;

* Implantar o Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil, visando a redução, reutilização e reciclagem;

* Melhorar a qualidade do Serviço em Limpeza Urbana em conformidade com os aspectos, social, ambiental e de renda do município.

O PMGIRS de Ichu foi elaborado pela empresa Reciclar, com a colaboração da Prefeitura Municipal, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), Câmara de Vereadores e comunidade local.

Por: Emerson Pablo


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