Como já sabemos, Ichu está entre as 50 cidades do Estado da Bahia que aguardava benefícios referentes ao saneamento básico. Após uma grande expectativa, emfim uma boa notícia: a Funasa (Fundação Nacional de Saúde) aprovou na semana passada, o Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PMIGRS), do nosso município.
O referido Plano tem como principal objetivo servir de ferramenta útil para a capacitação dos gestores públicos no que diz respeito à correta gestão de resíduos sólidos urbanos, visando facilitar e estimular a elaboração do planejamento e o alcance dos objetivos de: não geração, minimização, reutilização, reciclagem, destinação e tratamento adequado dos resíduos sólidos, de acordo com as diretrizes da legislação vigente.
Acompanhe abaixo as metas propostas para o município de Ichu, validadas pele equipe técnica administrativa:
* Implantar ou delegar órgão Gestor de Limpeza Urbana abrangendo os serviços de coleta, transporte e disposição final do RSU;
* Reverter o déficit corrente das operações de limpeza urbana. Atingir o ponto de equilíbrio em três anos;
* Desenvolver um programa de qualificação de métodos e processos relativos a utilização de pessoal, máquinas e equipamentos nas operações de limpeza urbana. Realizar 100% da meta em até um ano;
* Qualificar o processo de gestão econômica e financeira das operações de limpeza urbana. Implantar 100% da meta em até 1 ano;
* Propor capacitação e melhorias de trabalho para o pessoal envolvido com os Institucional e Financeiro Resíduos Sólidos;
* Avaliação e projeto piloto das alterativas de disposição final dos resíduos sólidos gerados pelo município (incineração, compostagem, digestão anaeróbica). Avaliar todas as alternativas definindo a mais adequada para o município em eté três anos. Recomendação: instalar uma usina de compostagem com valorização de recicláveis;
* Otimização e expansão dos serviços de varrição;
* Otimizar o serviço de capina e raspagem;
* Otimizar e ampliar serviço de poda;
* Melhoria dos serviços de coleta domiciliar/comercial, em conformidade com os crescimentos, populacional e de renda do município.
* Implantar o serviço de coleta seletiva no município, considerando aspectos sociais e ambientais;
* Incrementar a Coleta Seletiva de Aporte Voluntário - Pontos de entrega de pequenos volume;
* Implantar serviço de triagem de recicláveis no município, considerando aspectos sociais e ambientais;
* Operação adequada do lixão municipal;
* Adequar o sistema de Gestão de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde;
* Implantar o Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil, visando a redução, reutilização e reciclagem;
* Melhorar a qualidade do Serviço em Limpeza Urbana em conformidade com os aspectos, social, ambiental e de renda do município.
O PMGIRS de Ichu foi elaborado pela empresa Reciclar, com a colaboração da Prefeitura Municipal, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), Câmara de Vereadores e comunidade local.
Por: Emerson Pablo
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