Na sessão desta segunda-feira, 13 de março, houve apresentação do PL 55/2023 do poder executivo que autoriza firmar convênios, parcelar e repararcelar dívidas. Houve também aprovação de Moção de Pesar pelo falecimento de José Idemario dos Santos.
Na Tribuna as vereadoras e vereadores entregaram Título de Mulher Ichuense, sendo Maria Bernadete a escolhida pela vereadora Geovana. Confira um pouco da história dessa grande mulher!
TÍTULO DE MULHER ICHUENSE 2023
Maria Bernadete Silva Araújo
Maria Bernadete Silva Araújo, nasceu em 5 de julho de 1950, estando com 72 anos.
Maria Beth, como é conhecida por todos, nasceu, cresceu e trabalhou na roça com os pais, tirando leite, na produção de requeijao, louçã de Barro para vender aos seus vizinhos, sempre buscando ajudar sua mãe Anilza Maria da Silva - principalmente nas louças - e seu pai José Paulino de Araújo com o gado. Entretanto acabou perdendo seus pais prematuramente, forçando-a a buscar um outrorumo: trabalhar em casa de família. Salvador e São Paulo, duas grandes capitais, acolheram mais uma guerreira do campo e do interior baiano.
Com essa nova vida construiu uma família, apesar do pai dos seus filhos não ter dado certo, fazendo Maria criar seus 5 filhos sozinha; sozinha apenas fisicamente, pois sempre teve Deus como guia e companheiro.
Com muita dificuldade, procurou novas oportunidades. Assim foi trabalhar em escolas, com limpeza, merenda e o que precisasse. A guerreira do campo que não pôde estudar na escola por muito tempo, passou a servir a educação da maneira que podia.
Sempre se manteve ativa em reuniões, na APAEB, na associação de Barra, na igreja chegando a ser até Presidente da Associação, Fiscal da APAEB e animadora da comunidade, sempre se dedicando ao máximo e assim sendo reconhecida e valorizada pelo povoado e por quem acompanha e sabe de sua luta no trabalho, na família e na vida.
E assim Maria Beth leva sua vida; se aposentou como merendeira servindo além de alunos, a Deus, sua família e seu povo. Os ensinamentos da roça de seus pais ficam hoje como passatempo e ocupação, criando seus animais, suas frutas e ainda um filho que convive com ela, pois os outros também saíram em busca de uma vida melhor, levando a experiência e a força de sua mãe como guia e companheira.
Maria Bernadete é o típico exemplo de Mulher que lutou toda a sua vida para cuidar de quem ama: sua família e sua comunidade, por isso ela é merecedora desse TÍTULO DE MULHER ICHUENSE o qual entrego com muita alegria, honra e satisfação.
Ichu, 13 de março de 2023
Geovana Marcia Carneiro Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário