quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

CHUVAS NA REGIÃO: BENEFÍCIOS X PREJUÍZOS

Ao se tratar de chuvas, 2016 começou com "pé direito" em Ichu e região. Depois de um longa estiagem, o liquido precioso voltou a cair, amenizando o sofrimento do homem do campo, bem como da população em geral.

A chuva do dia 04 de janeiro foi a primeira do ano de 2016, mas sem dúvida, ficará registrada por muito tempo na memória de cada (a), principalmente daqueles que no seu cotidiano presenciou de perto todas as características da triste seca.


Comida nos pastos, água para consumo humano e animal, é assim a nova paisagem vivenciada por todos nós. O momento é de agradecer à Deus por toda essa maravilha.

Na Zona Rural, é possível perceber de fato o tamanho da grandeza oriunda das chuvas. Rios e tanques transbordaram por não mais suportarem o acúmulo das águas. 


Em contrapartida, na vizinha cidade de Riachão do Jacuípe, a alegria não pôde ser a mesma. Centenas de famílias foram desabrigadas na madrugada do dia 22 de janeiro, por conta das cheias de dois rios que cortam o município: Boqueirão e Jacuípe.

Foto: WhatsApp
Daí, a primeira pergunta que vem a cabeça: o que fazer?

Pois é. Foram momentos de tristeza, e que jamais serão esquecidos. 

Mas, o que é mais importante veio de longe e também de perto: a Solidariedade. Roupas, água mineral, comida, materiais de higiene e limpeza, enfim, tudo o que fosse necessário para ajudar as famílias desalojadas.
Foto: Reprodução/Tv Subaé
Como povo humilde que são, ichuenses se mobilizaram na busca de arrecadações para os irmãos necessitados. Destacamos aqui o empenho da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, da Rádio Comunitária Independente FM e dos Supermercados locais, os quias abraçaram tal causa de amor e carinho para com o outro.

Aos poucos Riachão vem ganhando uma nova "cara", e para que continue mudando cada vez mais, a nossa participação é muito importante. Continue contribuindo!


"Agradeça a Deus tanto pelos dias de chuvas, quanto pelos dias de Sol. Ambos existem por serem suas criações, e Ele não criaria nada que não tivesse sua utilidade". (João Prezado)

Texto por: Emerson Pablo

Outras fotos: Guto Carneiro



Nenhum comentário:

Postar um comentário