Para esta audiência foram convidadas entidades da sociedade civil tais como conselhos municipais, sindicatos e associações e o representante legal do município, o prefeito Carlos. Também foi convidado o Padre Gildvan pelo fato do tema ser uma iniciativa da igreja católica.
O presidente Willian abriu os trabalhos e pediu que entoássemos o hino ao município. Passou a palavra a vereadora Geovana que expôs sobre a sua propositura acolhendo e agradecendo a presença dos participantes e logo em seguida ao Padre Gildvan para falar das motivações da CNBB com a escolha do tema da Campanha da Fraternidade deste ano.
Deu a palavra aos vereadores e fez uso a vereadora Lúcia e o vereador Eugênio.
Em seguida as entidades presentes apresentaram as políticas públicas mais necessárias no âmbito de atuação de cada uma, a saber:
APAEB – falou sobre a situação do Rio Tocós que não "segura" a água apontando para a necessidade da criação de reservatórios para receber a água que não fica no rio. Também falou sobre a educação do campo, pedindo mais suporte e parceria da Secretaria de Agricultura especialmente na assistência técnica.
SINTRAFI - apontou para a urgência de uma Secretaria de Agricultura mais equipada com técnico agrícola, local próprio e suporte de transporte para os agricultores virem para a feira livre bem como participar de feiras de agricultura familiar. Também sugeriu a doação de sementes e estímulo à produção dos agricultores beneficiários dos projetos de captação de água
COLÉGIO ESTADUAL LUIZ JULIO CARNEIRO – tratou do problema do lixão e dos recursos hídricos. Sobre o primeiro problema apontou para a necessidade de fortalecimento da ACTAMRES, mudança do local (pois o lixão é num terreno de declive próximo ao rio), realização de campanhas de conscientização, carta aberta aos comerciantes que comercializam produtos tóxicos para recolher os recipientes. sobre os rios, plantio de árvores para reconstrução da mata ciliar, carta aos proprietários dos terrenos próximos ao riacho da estiva para não construirem nem obstruirem o riacho.
ACTAMARES – cobrou apoio para coleta dos resíduos recicláveis nas comunidades (transporte), celebração de convênio da prefeitura com a entidade.
CONSELHO DA MULHER – Lutar pela implantação do CREAS, criar um órgão próprio para as questões da mulher (tipo departamento), uma casa dos conselhos para que possam ter onde se reunir e agilizar o delegado de polícia.
CONSELHO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - falou da dificuldade em chegar aos órgãos competentes relacionados às denúncias que recebe.
Após as falas das entidades o presidente cedeu a fala ao Secretário de Saúde que falou da preocupação com os casos relacionados à saúde mental crescentes no município.
Por fim falou o prefeito Carlos que tentou abordar um pouco de cada questão levantada. Falou dos problemas de habitação, dos projetos parados nos ministérios. Sobre o saneamento básico falou que a EMBASA apresentou um projeto simplificado que deverá dar andamento aos trabalhos já iniciados no município. Falou também dos animais soltos, da reforma do hospital, do desemprego e respondeu a algumas questões.
A jovem Auriele cobrou políticas públicas para a juventude e reclamou da falta de oportunidade aos tecnicos agrícolas formados no municípío.
No encerramento a vereadora Geovana falou que todas as propostas serão encaminhadas aos órgãos responsáveis e pediu ao prefeito que sensibilizasse os secretários para dar atenção às sugestões ali apresentadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário