terça-feira, 16 de abril de 2024

Investimentos na cultura de nosso Ichu!

 Na sessão do dia 16 de abril, a Vereadora Geovana iniciou seus trabalhos com diversas atualizações, saudações e menções sobre os acontecimentos em Ichu e região



A Câmara contou com a visita de Rui Antônio Andrade, representante da Casa dos Saberes, líder da instituição que prega a valorização e disseminação da cultura local a partir de colaborações com os municípios do Sisal. Diretamente de Serrinha, o representante veio até nossa cidade para divulgar esse trabalho e conta com o apoio das escolas, dos vereadores e principalmente dos ichuenses como um todo para fortalecer o elo entre as cidades da Região e expressar suas riquezas culturais e territoriais.

Na Tribuna, Geovana começou sua fala parabenizando a atitude de Miraildes, moradora da Av. Elvira Freitas que está prestando cuidado com as novas plantas inseridas junto com a obra da avenida. Apesar de regar e cuidar essas plantas serem obrigações da prefeitura, é importante o cuidado e valorização por parte dos cidadãos, e quando isso acontece, é motivo de orgulho e satisfação por parte da gestão principalmente pela recorrência de vandalismo e destruição em diversas obras construídas, pois essa cultura de destruir não pode ser maior do que o brilho no olhar de ver Ichu cada vez mais desenvolvida.

A vereadora parabenizou também o trabalho do representante Rui, informando sobre a Lei de sua autoria 09/2014 que obriga as escolas a incluírem a história e cultura no papel didático das escolas, ensinando os alunos sobre como foi formado, antepassados e tradições de nossa cidade. Como sugestão para o visitante, citou que seria importante a presença de cidadãos de diversas cidades sisaleiras na diretoria da instituição, já que no momento são todos de Serrinha.

Falou de um encontro em que participou no último dia 10 com o maestro Leoni Costa, influente na cultura da cidade de Ipirá, e veio até Ichu para falar um pouco mais sobre as Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc. A vereadora agradece a presença do maestro por instruir e  colaborar conosco para o uso aprimorado das Leis e como é possível contribuir para a cultura de Ichu.

Assim também, presenciou a reunião para a construção da ficha do CAT com o representante Fredson do MOC que veio para trabalhar as relações do campo nas escolas

Visitou as escolas Judite e Luiz Júlio para presenciar as demandas e ouvir os dirigentes sobre os trabalhos e como contribuir para a melhoria dos trabalhos

Saudou os funcionários e representantes da Secretaria de Cultura sobre a confecção das bandeirolas de São João, já acontecendo em todo o vapor. 

Participou do evento festivo Pascoelinha no povoado de Juazeirinho, que possui também a tradição dos mascarados assim como Ichu. O evento conta com uma mistura de culturas como samba de roda, forró, axé, as próprias fantasias em nome da diversão e celebração dessa linda cultura. A festa contou com jovens ichuenses que foram convidados para contribuir com suas belas máscaras confeccionadas em fevereiro. 

Parabenizou toda a equipe de Kinho Sales e sua turma de Jiu Jitsu assim como a Sedeso pela participação na Copa da Água em Biritinga. Nossos atletas Ichuenses trouxeram 20 medalhas ao todo, sendo 11 de Ouro, 6 pratas e 3 Bronzes na competição, levando assim o nome do esporte, da dedicação e de Ichu por toda a região.

Pediu contribuição para o festival da Rádio Independente com a compra de bilhete para participar de sorteios e brinde. A festa acontecerá no próximo sábado dia 20 e a Vereadora Geovana inclusive está também vendendo os bilhetes.

A Vereadora informa que está idealizando um projeto sobre a construção de um livro histórico sobre Ichu, pois apesar de já existir um e ter contribuído bastantes para o nosso reconhecimento e pesquisa sobre o município, existem lacunas que limitam o acesso a informação. Assim, convida aqueles que se desejam contribuir para a construção desse livro para um reunião na Secretaria de Educação na próxima sexta (19).

No seu Tempo de Líder, abordou recados e justificativas como:

Em relação a falta de fardamento nas escolas, Geovana informa que não é recente essa escassez e por conta dos altos investimentos em infraestrutura como ar condicionados ( que inclusive houve recentemente uma licitação para garantir a instalação em áreas que não possuem ainda, em limpeza, problemas de energia e até em alimentação. Apesar disso, é previsto para esse ano a chegada dos fardamentos e a gestão municipal está disposta para melhorar cada vez mais nossa educação e bem estar.
Além disso, informa as mães e responsáveis, que está sendo debatido como aprimorar o Ensino Integral das escolas visto que ainda é uma novidade para todos e desse modo também existem dificuldades e problemas novos, mas no entanto será aprimorada e desenvolvida  da melhor forma.

- Informou sobre a Carteira Nacional do Artesão, uma novidade nacional que a Prefeitura juntamente com a Secretaria de Administração e Finanças está garantindo e investindo para valorizar esse artistas locais e prestar apoio para a manutenção e visibilidade desse trabalho. A carteira inclui a inscrição dos artistas em feiras regionais e nacionais., inscrição em ações de qualificação, exposição de produtos em lojas de artesanato na Bahia, participação em rodada de negócios e muitas outras garantias. O Artesão deve comparecer na Prefeitura ou no Departamento de Cultura para tirar dúvidas ou já iniciar seu processo de cadastramento  através do EmpreendeIchu, procurando pela servidora Welta.

" Numa cidade onde a maior expressão local é um festival de máscaras artesanais, cadastrar nossos artistas é uma maneira importante de valorizar não só nossa história, mas de gerar renda através da nossa cultura." Secretaria de Adm e Fincanças.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário