terça-feira, 30 de abril de 2024

Reconhecendo um trabalho baseado no amor

A sessão do dia 30 de abril foi marcada pela entrega de três moções de aplausos. A vereadora Geovana apresentou duas delas, sendo uma  para o Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (NAEE) José de Anchieta, que se dedica a estudantes com deficiências, e a outra ao casal Ricardo e Mari pelo exemplo de vida em relação ao Transtorno do Espectro Autista.   

A vereadora destacou o amor com o qual os profissionais do núcleo demonstram em seus trabalhos a fim de auxiliar no desenvolvimento dos estudantes atendidos, considerando as singularidades e as dificuldades de cada um, para então proporcionar uma educação que contemple não só a qualidade formal, mas também o cuidado e o amor.

A vereadora Geovana, reconhecendo essa causa, dedicou as moções de aplausos para dar maior visibilidade aos trabalhos, pois normalmente se destacam as obras, os festejos ou os eventos em geral, e trabalhos desse tipo ficam escondidos. Portanto, dedicou essa homenagem para reconhecer e divulgar a grandiosidade dessa causa em nome dos colaboradores do Núcleo, na pessoa da coordenadora Taciana Carneiro, que não pode estar presente por motivos de saúde. De igual modo, destacou o trabalho  do casal Ricardo e Edmari, que são pais de Gabriel que possui o transtorno do espectro autista e realizam uma pedagogia baseada na atenção e no amor, sendo essa experiência socializada em cidades da Bahia e na UEFS e amplamente divulgada através das redes sociais. 



Geovana esteve presente no I Fórum de Educação Inclusiva com ênfase no Transtorno do Espectro Autista, que ocorreu no dia 23 de abril, pois apesar de já conhecer e apoiar o NAEE, foi no Fórum que teve a oportunidade de ouvir e entender de fato essa causa que merece além da moção, o reconhecimento das famílias e o acolhimento dos ichuenses.

Na Tribuna, a vereadora retornou a fala para enfatizar que o mês de Abril é dedicado a causa autista e que além de uma questão educacional, é também uma causa social, na qual muitos não sabem como acolher e integrar na sociedade aqueles que possuem o transtorno. Nesse sentindo, evidencia ainda mais a realização de fóruns e a dedicação de homenagens para que o trabalho baseado nessa causa seja discutido e acolhido na sociedade, que além de expandir a educação, precisa socializar e integrar com equidade.



Além disso, citou  a segunda reunião sobre a feitura do livro histórico de Ichu, que aconteceu na última quinta-feira (25), convidando a população para se dispor a ajudar através de materiais e escritas para serem discutidos na próxima reunião dia 31 de maio.

Por fim, parabenizou os trabalhadores pelo seu dia (amanhã) em nome dos sindicatos que lutam pelos seus direitos, por uma vida digna e por um mundo melhor.

Já na fala de Líder, abordou acontecimentos recentes do município como:

- Agradeceu a população que esteve presente na inauguração da Av. Elvira Freitas e celebrou mais uma nova conquista para Ichu, parabenizando o empenho do Prefeito Gonzaga, do Dep. Estadual Alex da Piatã e Senador Otto Alencar

- Em nome do Prefeito, solidarizou-se pelo Luto em nome de Dona Lindaura do Morro Redondo que  faleceu hoje,  desejando assim conforto a família.

- Por fim, abordou sobre a CIPTEA, que é a carteira dedicada às pessoas com o Transtorno de Espectro Autista - TEA, que garante a prioridade nos atendimentos em entidades públicas e privadas no território municipal, que apesar de limitada apenas na cidade, já é um avanço para conscientizar a população e ser base de mais um avanço futuro. Para saber como adquirir a carteira, procurar pelo NAEE que fica anexo na Secretaria de Educação.




 



Um comentário:

  1. Trabalho sério e competente é com a vereadora Geovana Márcia. Parabéns !

    ResponderExcluir