A Fibromialgia é uma doença crônica que se caracteriza por dores generalizadas e alterações no Sistema Nervoso, ou seja, um distúrbio relacionado à sensibilidade do dor, podendo apresentar amplas dores musculares/esqueléticas, ampla fadiga, sintomas psiquiátricos, hábitos intestinais mais constipados e outras características e sintomas.
Por toda sua relevância e presença nos ichuenses, a Vereadora Geovana realizou uma reunião com um grupo de mulheres interessadas em debater a questão e desabafar sobre sua experiência. O grupo se reuniu na Câmara Municipal no dia 28 de Novembro para tratar sobre o assunto, sendo uma experiência positiva para todas presentes. O interesse no debate somente por mulheres sobre o assunto se relaciona com a estatística, que mostra cerca de 70 a 90% dos casos de Fibromialgia são em mulheres, que pode surgir de diversas formas, como trauma físico, trauma psicológico, infecção grave ou basicamente um gatilho para então apresentar essas dores generalizadas.
Essa doença é bastante complexa para ser diagnosticada assim como se para tratar, pois envolve vários sintomas simultâneos e não ocorre lesões nos tecidos, sendo considerada uma "Doença de exclusão" que significa que se deve excluir outras possibilidades inválidas até que chegue no laudo de uma fibromialgia, pois facilmente pode ser confundida com outras doenças de sintomas semelhantes. Apesar da complexidade da doença, debates como esse ampliam o conhecimento e estimulam a busca pela informação dos interessados, podendo formar um grupo que se destina a falar sobre essa causa assim como propor ideias futuras. Com isso, a Vereadora Geovana se sentiu realizada por contar com o apoio e presença das ichuenses que tanto se preocupam com a saúde própria assim como o bem estar social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário