terça-feira, 27 de março de 2018

Sessão: PL do reajuste, problemas na educação, saúde e obras são destaque

No dia 27 de março de 2018, a sessão ordinária da Câmara teve como ordem do dia: o PL 02 que autoriza o poder executivo municipal a celebrar convênios, contratos, aditivos, parcelamento e reparcelamento de dívida, confissão de dívida, concessão de garantia do principal e encargos de operação de crédito em caráter irrevogável e irretratável, com órgãos e/ou entidades da administração pública, direta e indireta, da união federal, do Estado da Bahia e de municípios, com instituições financeiras públicas e/ou privadas, órgão e/ou organismos nacionais e internacionais e dá outras providências. O PL 04/2018 que concede revisão geral à remuneração dos servidores públicos municipais de Ichu, e dá outras providências.
No PL 02, nós vereadores da oposição solicitamos a alteração em ata do parágrafo 2° do artigo 1º mudando de 1° de janeiro de 2018 para a data da publicação da lei a autorização para celebrar convênios.
Já o PL 04, foi aprovado sem mais discussões tendo em vista o debate já cansado sobre o assunto, afinal desde novembro de 2017 se discute  o PL que foi retirado pelo gestor em dezembro após nova apresentação e só hoje, após pressão do SINTRAPI chegou à casa.
Após a ordem do dia o presidente do SINTRAPI fez uso da palavra para agradecer a aprovação do projeto.
Na Tribuna Livre a vereadora Geovana comentou sobre o oficio do SINTRAPI que deixa claro o cuidado com os serviços essenciais e no entanto o posto Helena Santiago e a Farmácia Básica ficaram fechados hoje sob alegação de paralisação. De onde veio essa paralisação, do sindicato ou dos próprios funcionários? Esses serviços não são essenciais? Os funcionários desses setores são do quadro efetivo ou são contratos e cargos comissionados?
 Parabenizou o SINTRAPI pela luta em favor do reajuste, reafirmou que a demora em votar o projeto foi de responsabilidade do gestor sim, pois foi ele quem retirou da casa.
Falou sobre a reunião da Comissão de Educação ocorrida hoje por conta do grave problema ocorrido no ônibus escolar que transporta alunos das comunidades de Nova Esperança, Campinas, Varjota, Retirinho, Quixaba, Barra, Mumbuca como consta em matéria anterior neste blog.
Comentou ainda do futsal parabenizando a organização, pois foi um evento brilhante. Comentou ainda sobre a troca  de comandante que houve hoje e não foi convidada como outros colegas vereadores.
Sobre o projeto 02 dos convênios afirmou que foi preciso alterar o parágrafo 2° do artigo 1°, pois não poderiam votar num projeto que vai respaldar um erro como o ocorrido com a caçamba que está em Lamarão prejudicando os serviços da secretaria de obras deste município.
Por fim falou sobre o reordenamento que está sendo um desafio para o secretário de educação, entendendo que o diálogo precisa continuar para que tudo seja feito da melhor maneira possível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário