sexta-feira, 31 de março de 2017

Continuamos firmes na luta contra a PEC 287!

 Atendendo à convocação das centrais sindicais e dos sindicatos locais, fomos às ruas de Ichu mais uma vez para protestar contra as reformas propostas pelo executivo federal. Tendo a PEC 287 como principal motivo, vários outros problemas no Brasil nos motivam à denunciar as atrocidades contra o povo brasileiro cometidas pelo governo e pelos parlamentares do Congresso e do Senado.
 Dessa vez contamos com um número ainda mais crescente de participaçao, merecendo destaque os estudantes,  e passando pelas ruas falamos, cantamos, gritamos, denunciamos...
 No Barracao falas qualitativas deram o tom da manifestaçao. Várias entidades usaram a fala e cada um complementou ao outro. De politicos presentes, apenas as vereadoras Geovana e Celidalva.
 Mais uma vez o povo de Ichu merece ser reconhecido por sua coragem e bravura.
 Dessa vez, o ato foi encerrado com o Hino Nacional!


quinta-feira, 30 de março de 2017

A chuva chega para alegria da nossa gente!

 Mesmo não caindo em todo o território ichuense, a chuva que chegou em Ichu neste 30 de março fez a alegria da nossa gente.  Já não havendo mais onde captar água para os animais, os pequenos agricultores soltaram fogos e renderam graças a Deus!
Foi grande a movimentação das pessoas para ver as represas, córregos, riachos. Nas fotos temos a represa dos Cachimbos.

terça-feira, 28 de março de 2017

Em Sessão Solene da Câmara, Vereadores entregam Título de Mulher Ichuense

A sessão desta terça-feira, 28 de março, foi muito especial! Ao invés de sessão ordinária, tivemos Sessão Solene para homenagear as mulheres pela passagem do mês a elas destinado entregando o Título de Mulher Ichuense.

quinta-feira, 23 de março de 2017

Nota da CNBB sobre a Reforma da Previdência






Reunião de negociação do reajuste salarial 2017

Na manhã do dia 23 de março, na Câmara Municipal de Vereadores, se reuniram a Diretoria Executiva do SINTRAPI, representante local da FETRAMEB,  prefeito municipal, procurador jurídico da prefeitura, os vereadores Arraia e  Egberto e as vereadoras Geovana e Celidalva a fim de discutir o percentual de reajuste salarial dos funcionários públicos municipais.

terça-feira, 21 de março de 2017

Sessão Ordinária da Câmara

Na sessão de hoje foi apresentada uma indicação do vereador Arraia para que o Executivo crie, através de lei, o componente municipal do Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade na Atenção Básica. A indicação será votada na próxima sessão. O executivo, mais uma vez, não enviou nenhum Projeto de Lei.

Hoje é o dia da Síndorme de Down. Salve! Salve!


NENHUM DIREITO A MENOS! Esse é o nosso grito.

Durante a manhã de hoje, por convocação da APLB Núcleo de Ichu, trabalhadores estaduais, municipais e pessoas da comunidade compareceram ao Barracão Municipal para mais uma manifestação contra a PEC 287/2016. 
Após uma roda de conversa no Barracão onde livremente cada pessoa dizia porque estava ali, foi feita uma caminhada pelo centro da cidade, parando em frente ao INSS.


Com apitos e gritos de FORA TEMER os manifestantes chamaram a atenção da comunidade para os prejuízos da Reforma da Previdência proposta pelo presidente Temer.


segunda-feira, 20 de março de 2017

Vereadora Geovana envia e-mail aos Deputados do PR - Bahia

Aos prezados Deputados Federais do Partido da Republica do Estado da Bahia
Prezados
Nas proximidades da votação da PEC 287/2016 no Congresso Nacional, gostaria de expressar meus sinceros desejos de que a Bancada do PR da Bahia seja CONTRÁRIA à proposta apresentada pela Presidência da República.
Entendo, como a maioria dos brasileiros e brasileiras, que essa proposta fere os direitos humanos e fundamentais adquiridos com muita luta e a duras penas. E para comprovar isto, diversos organismos como o Ministério dos Direitos Humanos do próprio governo, bem como da Defensoria Pública, OAB, CNBB e tantas instituições brasileiras já apresentaram posições contrárias às apresentadas pela PEC.

No município de Ichu muitas foram as manifestações dos sindicatos organizados que resultaram numa moção, que segue em anexo, enviada ao Congresso Nacional, ao Senado e ao Gabinete da Presidência.
Na Câmara de Vereadores também nos posicionamos contra à PEC e também assinamos a moção, comungando assim com os anseios das diversas classes trabalhadoras, estudantes, pais e mães de família que sonham com o mercado de trabalho para seus filhos e um futuro onde haja possibilidade de emprego digno para todos.
Por essas e tantas outras razões manifestadas nos quatro cantos desse país é que me dirijo aos senhores para solicitar que peçam a retirada desse projeto injusto que cobra a conta do déficit da previdência aos mais pobres e aos desfavorecidos desse imenso Brasil.
Na esperança de que poderemos caminhar juntos em favor de um mundo mais igualitário, onde as pessoas tenham a oportunidade de uma aposentadoria digna e de benefícios que atualmente são importantes para a manutenção de um mínimo de qualidade de vida, é que solicito que os senhores reafirmem seu compromisso com o POVO BRASILEIRO  não com interesses escusos de quem nos governa.
Atenciosamente

Geovana Marcia Carneiro Oliveira
Vereadora - PR
Ichu Bahia

Realizada reuniao extraordinaria da Comissão de Educação

A Comissão de Educação, Saúde, Obras e Serviço Público da Câmara Municipal se reuniu extraordinariamente nesta segunda-feira, em atendimento ao artigo 29, inciso III da Resolução nº 01/2015 da Câmara Municipal. Segundo o artigo e inciso referendados cabe às comissões permanentes  convocar secretários municipais para prestar esclarecimentos sobre questões relativas à sua pasta. Sendo assim foi convocado o Secretário de Educação, professor Herivelton já que as denúncias que chegaram à comissão estão relacionadas à educação municipal.

APLB Nucleo de Ichu na luta contra a Reforma da Previdência


Conforme pauta de mobilização elaborada pelo núcleo da APLB de Ichu na última sexta-feira, professores e coordenadora pedagógica da rede estadual de Ichu fizeram panfletagem na feira livre da cidade alertando as pessoas para os prejuízos da proposta de reforma da previdência enviada ao Congresso Nacional pelo Presidente da República.

domingo, 19 de março de 2017

Criada a ACTAMARES - Associação de Catadores e demais Trabalhadores em Materiais Recicláveis do Território do Sisal


No dia 18 de março, na sede do MCP foi realizada a assembleia de fundação da Associação de Catadores e demais Trabalhadores em Materiais Recicláveis do Território do Sisal – ACTAMARES, dando assim vida jurídica ao antigo GRUPO DE RECICLAGEM ICHUENSE. 
Por ser a pioneira na região, recebeu em seu nome o título de Território do Sisal, ao invés de ichuense.

sexta-feira, 17 de março de 2017

CASA DE SEMENTES CRIOULAS: plantando esperança no semiárido!

 A Casa das Sementes Crioulas é uma iniciativa da ASA - Articulação Semiárido Brasileiro e em nosso município chegou por meio do MOC - Movimento de Organização Comunitária e existe nas comunidades de Licuri e Praianos.
A ideia é preservar as sementes resistentes ao nosso semiárido e mantê-las livre da contaminação dos transgênicos e preservá-las do risco de desaparecimento nos tempos de estiagem.

COMISSÃO DA CÂMARA APURA DENÚNCIA NA COMUNIDADE DE FORMIGUEIRO

As vereadoras Geovana e Lúcia, membros da Comissão de Educação, Saúde, Obras e Serviços Públicos da Câmara de Vereadores de Ichu, visitaram a comunidade de Formigueiro para apurar denúncia recebida de arrombamento do antigo prédio da localidade.
Ao chegar ao local foi encontrado um senhor limpando a área e o mesmo disse que foi "ajeitar"  o local que solicitou ao Vereador Reginaldo e ao vice-prefeito de Ichu para servir de moradia para sua família. Segundo ele, as portas foram arrancadas antes dele chegar para fazer uns reparos e morar no local por liberação do citado vereador e do vice-prefeito. Perguntando sobre quem arrancou as portas, ele informou que sabe, mas não revelou e que soube que foi à mando do Sr. Nailton.
As revelações serão investigadas pela comissão, que já marcou reunião extraordinária para tratar desta e de outras questões.
A reunião será segunda-feira às 9h no Salão da Câmara Municipal.





quarta-feira, 15 de março de 2017

TODOS CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA!

Numa grande ciranda, cantando a vida e animando a luta, nos reunimos na praça de Ichu para protestar contra a PEC 287, que visa  a reforma da previdência.
A manifestação foi encampada pelo SINTRAPI  e contou com a adesão da APLB local, o SINTRAFI, estudantes e pessoas da comunidade, além do SISPUC que é o Sindicato dos Servidores Públicos de Candeal.

terça-feira, 14 de março de 2017

SESSÃO ORDINÁRIA 14/03

Na sessão de hoje, mais uma vez não tivemos apresentação de projetos do executivo. 
Adailton Conceição, Presidente do SINTRAPI, protocolou pedido aos vereadores para enviarem MOÇÃO ao Congresso Nacional solicitando a retirada da PEC 287/2017. Essa moção é uma sugestão da CONFETAM e está sendo apoiada pelo sindicado local. Em comum acordo com todos os vereadores e vereadoras, a vereadora Geovana organizou a referida  Moção em papel timbrado da Câmara que logo foi impressa e assinada por todos para ser encaminhada a quem de direito.
Na Tribuna, a vereadora Geovana reforçou o convite para as manifestações de amanhã contra a Reforma da Previdência, que em nosso município acontecerão no Barracão Municipal às 8h30 e sem seguida comentou sobre os documentos elaborados pela Comissão de Educação, Saúde, Obras e Serviços Públicos que serão entregues ao Secretário de Educação e ao Prefeito Municipal. Os referidos documentos tratam:
  • 001/2017 da remoções das servidoras Adenilza, Vanúzia e Rosimery  que apresentam notadamente interesses pessoais de quem as removeu e não os interesses do serviço público, pois são contraditórias as alegações decritas nas portarias que as remaneja.
  • 002/2017 solicita o empenho do gestor municipal na exigência do cumprimento da CH dos servidores municipais, pois isso está sendo exigido apenas para alguns e está acarretando diversas contratações ilegais.
  • 003/2017  solicita documentos comprobatórios sobre a legitimidade das nomeações de diretores, vices-diretores, e auxiliares de classe.  
 Sobre o documento nº 001/2017,  a comissão recomenda ao prefeito o IMEDIATO retorno das servidoras prejudicadas ao antigo posto de trabalho.

BOLETIM DE FEVEREIRO


domingo, 12 de março de 2017

Reforma da Previdência. Vamos dizer NÃO!

A iminente aprovação da PEC 287 que dispõe sobre a Reforma da Previdência nos inquieta e nos chama à luta. Vamos participar das manifestações que pudermos.
No próximo dia 15 haverá manifestação em todo o país. Em Salvador vai acontecer en frente ao Shopping da Bahia. Aqui em Ichu haverá manifestação no Barracão Municipal. Alem disso, é preciso nos posicionarmos nas redes sociais e em todos os espaços que estivermos.
Nao calemos, não cruzemos os braços. Não sejamos omissos diante de situação tão injusta.
Se nos calarmos seremos cúmplices de um mal que vai atingir não só a quem está no mundo do trabalho, mas também aos que serão impedidos de entrar nele por ainda estar sendo ocupado por nós.
Vamos lutar, gritar, escrever, falar...
Vamos fazer a nossa parte!

quarta-feira, 8 de março de 2017

08 de março é dia de LUTA!


Sessão Ordinária de 07 de março

Nesta sessão ordinária não houve projetos em pauta, apenas uma indicação do vereador Willian para limpeza da represa de Varjota.
Na Tribuna Livre a vereadora Geovana lamentou o convite atrasado da Secretaria de Ação Social para as comemorações do Dia da mulher e lamentou mais ainda a ausência de convite para participar do planejamento dessas atividades como vinha sendo feito nos ùltimos 4 anos.

terça-feira, 7 de março de 2017

Greve Geral: Todos contra a Reforma da Previdência!

Na manhã desta terça-feira dia 07 de março, a APLB Sindicato Regional de Feira de Santana realizou assembleia para deliberar sobre a agenda de luta contra a PEC 287/2016 que versa sobre a Reforma da Previdência. A vereadora Geovana, que é associada ao sindicato participou desta assembleia.