segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Preparando o 8 de março 2017

Antecipando sua reunião ordinária que ocorre na segunda segunda-feira do mês, o Coletivo de Mulheres de Ichu se reuniu nesta tarde do dia 27 de fevereiro, no SINTRAFI, para preparar o 8 de março em Ichu. A vereadora Geovana foi convidada e participou do encontro.
A presidenta do sindicato  Cristiana Brito apresentou a proposta da FATRES (onde atua como secretária de mulheres) que é fazer um dia de luta contra a Reforma da Previdência que ataca diversos direitos das mulheres trabalhadoras do campo. Após uma exposição dos principais pontos de prejuízo histórico paras as mulheres, Cristiana falou da importância da união de todas contra a PEC que destrói o sonho da aposentadoria.
Após a exposição, ficou combinado que haverá concentração às 8h no Barracão, onde teremos a participação das cidades de Candeal e Tanquinho, que são atendidas pela agência do INSS de Ichu.

Máscaras em Valente? Só se for com o povo de Ichu!

No domingo de Carnaval soubemos que um grupo de Ichu ia se apresentar na cidade de Valente. Não perdemos a oportunidade e fomos lá pra conferir. Como já era de se esperar, os ichuenses foram a atração da festa, chamando a atenção do público presente que filmava e fotografava as máscaras, mostrando-se encantados com o que via.
Parabéns turma! Foi show!




sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Sessão extraordinária da Câmara Municipal

Às 18 horas no salão da Câmara de Vereadores ocorreu a sessão extraordinária para provação do Projeto de Lei 001/2017. A reunião vou marcada por causa do pedido da vereadora Geovana que reclamou da falta de esclarecimento sobre a urgência do projeto. Só na sessão os vereadores souberam que o projeto pedia urgência.
Assim, a vereadora Geovana, com base no art. 79 da Resolução nº 01 do Regimento Interno, requereu verbalmente a atenção ao art. 90, § 1° da mesma resolução que fala da publicação do edital das sessões constando as matérias a serem discutidas para que não ocorra mais essas "surpresas".
Sobre o projeto a vereadora destacou os parágrafos 2° e 3° do art. 1° que falam respectivamente do período de concessão requisitado e da obrigação do executivo em encaminhar cópias dos projetos que forem assinados decorrentes da aprovação dessa lei. Também comentou sobre o parágrafo 5° do art. 2 que trata do período para pagamento das parcelas que forem feitas, que deverá ser até 31 de dezembro de 2020, quando acabará este mandato do executivo.

Vereadora Geovana participa da Reunião da Mesa de Negociaçao


Na tarde de hoje a vereadora Geovana participou da reunião da Mesa Permanente de Negociação do SINTRAPI e PMI. Participaram também a vereadora Lúcia os membros do sindicato, o prefeito, assessor jurídico de ambos interessados, secretário de educação e diretora de educação.
O objetivo da reunião foi a discussão da pauta aprovada em assembleia no último dia 17, e constava de 8 pontos: Reajuste salarial; retomada do processo de elaboração e aprovação dos planos de carreira; publicação do novo decreto alterando o de número 001/2017; garantia de reserva de carga horária de 1/3 para professores; realização de concurso; realização de eleições diretas; regulamentação dos percentuais do PMQ_AB; reordenamento das escolas.

Audiência Publica do 3° quadrimestre de 2016

Na manhã de hoje aconteceu a Audiência Pública na Câmara de Vereadores para avaliação do cumprimento das Metas Fiscais, conforme exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal,  do 3º quadrimestre de 2016.
A apresentação foi feita por Rodrigo da CR Consultoria Contábil.
As receitas constitucionais foram de 9. 639.876,22
A aplicação em educação doi de 26,38% e em saúde 19,08%.
A análise do Relatório de Gestão do município de Ichu, no 3/ quadrimestre de 2016, aponta o cumprimento das metas estabelecidas na Lei de diretrizes Orçamentárias Anual e consequentemente manutenção do equilíbrio fiscal preconizado pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Edital para seleção de estagiários


Em visita à sede da prefeitura para a reunião da Mesa Permanente de Negociação entre SINTRAPI e Prefeitura, a vereadora verificou na pasta de publicações do Diário Oficial do Município, o Edital de n° 01/2017 que dispõe sobre a seleção de estagiários para a Secretaria Municipal de Educação.
Apesar de constar na pasta de publicação, o edital não foi publicado no dia de ontem, data em que foi assinado, nem no dia de hoje.
Imediatamente a vereadora chamou a colega Lucia, que também estava no local, e assim fizeram contatos com as estudantes e pedindo que repassassem a informação para os demais, tendo em vista o curto tempo para as inscriõoes.
Assim, ainda no final da tarde de hoje, 16 estudantes já tinham feito a inscrição.
Vale ressaltar que todo ato publico deve ser publicado em Diário Oficial e este não pode ser diferente.
Vamos ficar "de olho"!

Viva a reciclagem!!

Hoje o Grupo de Reciclagem Ichuense entregou mais material reciclável à empresa ARTMARS. A vereadora Geovana acompanhou a entrega e a pedido do grupo ajudou a levantar um albergue o que foi feito com alegria e prazer.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Sessão Ordinária da Câmara 21/02/2017



Na sessão ordinária de hoje, foi apresentado o Projeto de Lei 001/2017 que Autoriza o poder executivo municipal a celebrar convênios, contratos, aditivos, parcelamento e reparcelamento de dívida, confissão de dívida, concessão de garantia do principal e encargos de operação de crédito em caráter irrevogável e irretratável, com órgãos e/ou entidades da administração pública direta e indireta, da União Federal, do Estado da Bahia e de Municípios, com instituição financeiras públicas e/ou privadas, órgãos e/ou organismos nacionais e internacionais, e dá outras providências correlatas.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Jornada Pedagógica 2017


Na manhã desta segunda, dia 20 de fevereiro, aconteceu a abertura da Jornada Pedagógica 2017 da Rede Municipal de Ensino de Ichu - Bahia,  no Auditório Municipal Aristides Pinto de Oliveira. Esse é um momento propício para funcionários, professores, diretores, vice e coordenação pedagógica se encontrarem para iniciar os trabalhos do ano letivo que será iniciado em 02 de março.

Planos de saúde e odontológico são apresentados ao SINTRAPI

Na última sexta-feira, 17, o Sintrapi realizou assembleia extraordinária para aprovaçao da pauta da Mesa Permanente de Negociação que acontecerá no dia 22 na Prefeitura Municipal. Dentre as várias pautas está o reajuste salarial dos trabalhadores municipais que ainda não foi anunciado no município.
Na oportunidade houve apresentação de planos de saúde e odontológico com vistas à adesão de quem se interessar.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Reuniao de planejamento do Mandato

Conforme previsto, aconteceu hoje a reunião para pensar o mandato 2017-2020. Foi um momento muito qualificado apesar das poucas pessoas.
Avaliando o primeiro mandato, a vereadora Geovana perguntou aos participantes: O QUE DEU CERTO EM MEU 1º MANDATO? E eles relataram:

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Boletim de Janeiro 2017.



Sessão Ordinária 14/02



Não havendo projeto na casa, a sessão foi resumida em Tribuna Livre.
Na tribuna a vereadora fez questão de registrar as boas vindas ao Padre Gildvan que assumiu a administração paroquial em nosso município no último dia 11. Em seguida se dirigiu ao presidente para saber sobre o PL de reajuste dos salários dos servidores municipais sendo informada que irá chegar. Socializou as pautas discutidas nos conselhos municipais que participa, falou do encontro que realizará no dia 16 para planejar o mandato e por fim tratou do primeiro ato do prefeito municipal que foi o Decreto 01/2017 que dentre outras questões, suspende benefícios garantidos aos trabalhadores.
Sobre o referido Decreto a vereadora o qualificou como arbitrário e autoritário, pois muitos dos pontos alegados não se enquadram na lei eleitoral que fundamenta o decreto. Tanto foi arbitrário que não teve andamento em sua implementação.
A vereadora também parabenizou a Secretaria de Educação por destinar uma pessoa para acompanhar os conselhos de educação, mas disse que não precisava destinar um cargo que não condiz com essa atribuição, pois a professora, ao estar a serviço da secretaria, poderia fazer o serviço.

Vereadora presente nas reunioes do CMDS

A vereadora Geovana representa a Câmara de Vereadores no Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e neste mês de fevereiro já participou de duas reuniões, a primeira tendo como pauta principal a recomposição do conselho e a segunda a agricultura familiar na alimentação escolar.

Vereadora acompanha Conselho Municipal de Educaçao

Hoje às 9h30min, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação, reuniram-se os membros do Conselho Municipal de Educação para realizar sua reunião ordinária. A pauta desta reunião foi a substituição dos membros que representam a secretaria de educação devido às mudanças nos cargos. Na oportunidade, a representante titular dos não-docentes escolhida pelo SINTRAPI também solicitou substituição por estar gestante e preferir ser substituída a faltar as reuniões. Assim, vimos que a suplente também precisa ser substituída por não estar atuando em Unidade Escolar conforme pede a Lei 036/2015.
Sendo assim, foram encaminhados os ofícios às entidades que precisam conduzir o processo de escolha para que isso seja feito ate a próxima reunião ordinária que ocorrerá na segunda terça-feira do próximo mês. Nesta reunião ficamos informados que a professora Maria Vandeci será a responsável na secretaria, pelos conselhos da educação.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

SESSÃO DE ABERTURA 2017

Nesta terça-feira, dia 07 de fevereiro, a Câmara Municipal de Vereadores de Ichu iniciou os trabalhos legislativos de 2017. Esse retorno foi mais cedo devido à reformulação do Regimento Interno da casa realizada no ano passado.

sábado, 4 de fevereiro de 2017

Lavagem da Igreja de Ichu: cultura e tradiçao!

Após muitas expectativas sobre o dia 03 de fevereiro, dia da tradicional Lavagem da Igreja no ano de 2017, se confirmaram a beleza, a alegria e a criatividade do nosso povo.
Muitas pessoas vieram acompanhar de perto essa festa que já ganhou visibilidade de toda a Bahia e porque não dizer no Brasil e no mundo, já que as redes sociais tem sido grande parceira nesse sentido. Também tem contribuído na divulgação a TV Subaé, afiliada da Rede Globo de Feira de Santana, que pela terceira vez fez a cobertura da folia.