terça-feira, 30 de junho de 2015

CONFIRA O BOLETIM INFORMATIVO DO MANDATO DA VEREADORA GEOVANA - EDIÇÃO JUNHO/2015



PLANO SAFRA DA AGRICULTURA FAMILIAR TERÁ 28,9 BILHÕES PARA PEQUENO PRODUTOR

O Plano Safra da Agricultura Familiar 2015/2016 terá R$ 28,9 bilhões em recursos, 20% a mais que na última safra (2014/2015), quando o governo repassou R$ 24 bilhões ao setor. O número foi anunciado na segunda-feira (22) pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, em cerimônia com a participação da presidenta Dilma Rousseff.

“O Plano Safra da Agricultura Familiar é prova do comprometimento deste governo com a agricultura familiar e de seu esforço para fortalecê-la. Mesmo no contexto dos necessários ajuste fiscais em que vivemos, conseguimos ampliar os recursos para esse plano safra e manter as taxas de juros reais negativas, isso demonstra o compromisso da presidenta Dilma com aqueles que mais precisam e quem mais trabalha para produzir o alimento das famílias brasileiras”, disse o ministro.

segunda-feira, 29 de junho de 2015

VEREADORA GEOVANA PRESENTE EM REUNIÃO QUE DISCUTIU A PROGRAMAÇÃO DA SEMANA CULTURAL 2015 EM ICHU

Na manhã desta segunda-feira 29, aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Educação de Ichu, uma importante reunião a fim de planejar a Semana Cultural 2015.

FÉ E TRADIÇÃO MARCARAM NOITE DE FESTA NA FAZENDA ALTO ALEGRE EM ICHU

Na noite de ontem, 28, aconteceu na Fazenda Alto Alegre aqui em Ichu, mais precisamente na residência de Dona Doracy (Católica fervorosa), uma tradicional reza em louvor à São Pedro, tradição há mais de 50 anos.

São Pedro ou São Pedro Apóstolo foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, segundo o Novo Testamento e, mais especificamente, os quatro Evangelhos. A igreja católica considera Pedro como o primeiro Bispo de Roma , sendo por isso o primeiro Papa da Igreja Católica e, até hoje, o detentor do mais longo papado da história, cerca de trinta e sete anos.

sexta-feira, 26 de junho de 2015

ARRAIÁ DA APAE


A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE que presta um relevante serviço à comunidade ichuense, realizou na noite de ontem 25, o seu arraiá junino, especificamente voltado para a década dos anos 60.

A animação da festa ficou por conta do Grupo ichuense Ciume de Mulher e do cantor Gleidson Silva.

A Vereadora Geovana esteve participando do evento, e na oportunidade parabeniza os envolvidos no belíssimo trabalho de amor e afeto na vida das crianças, jovens e adultos especiais do nosso município.


Por: Emerson Pablo

quinta-feira, 25 de junho de 2015

SENADO APROVA FEDERALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE BASE

Foi aprovado nesta terça-feira (23) o projeto que prevê a federalização da educação de base pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). Autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), o PLS 320/2008 cria o Programa Federal de Educação Integral de Qualidade para Todos, que determina que a União assuma a responsabilidade por melhorar a estrutura física das escolas públicas e por implantar ensino em tempo integral nas redes estaduais e municipais de ensino.

VEREADORA GEOVANA PRESENTE EM DIVERSOS EVENTOS JUNINOS DA COMUNIDADE ICHUENSE

O Mandato Ação Participativa da Vereadora Geovana fez um verdadeiro roteiro junino durante este São João.

Para começar, na terça-feira, 23, a parlamentar se fez presente na reza em louvor à São João Batista na residência do casal João e Esmeralda, na comunidade de Mumbuca.

terça-feira, 23 de junho de 2015

APROVADO O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ICHU

Em Sessão Extraordinária ocorrida na manhã desta terça-feira 23, a Câmara Municipal de Vereadores de Ichu aprovou por unanimidade o Plano Municipal de Educação (PME), que outrora já havia sido apresentado e aprovado pela comunidade em audiência pública. 

segunda-feira, 22 de junho de 2015

VEREADORA GEOVANA ACOMPANHA DE PERTO AS MUDANÇAS OCORRIDAS NA FEIRA LIVRE DO MUNICÍPIO

Depois de muita expectativa por parte dos ichuenses, enfim aconteceu! Foi transferida na manhã desta segunda-feira 22, a feira  do nosso município para o antigo centro de abastecimento, situado na Avenida Joaquim Lázaro Carneiro, a principal da cidade.

PREFEITURA MUNICIPAL DE ICHU REALIZA ARRAIÁ CONJUNTO COM AS SECRETARIAS MUNICIPAIS

Promovido pela Prefeitura Municipal de Ichu, contando com o apoio das secretarias municipais, foi que aconteceu na sexta-feira 19, o Forró da Integração, ou seja, todas as secretarias do município se reuniram para confraternizarem entre si a festividade junina.

sexta-feira, 19 de junho de 2015

VEREADORA GEOVANA PRESENTE NA AUDIÊNCIA PÚBLICA DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO



Aconteceu durante o dia desta sexta-feira 19, no espaço do Barracão Municipal de Ichu, uma Audiência Pública para apresentação do Plano Municipal de Educação (PME).

MUDANÇA NA APOSENTADORIA PODE ACABAR COM TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO

Ao negociar com o Congresso para acabar com o fator previdenciário - mecanismo criado no início dos anos 2000 para inibir aposentadorias precoces no setor privado (INSS) -, o governo federal propôs nesta quarta-feira, em contrapartida, mudanças substanciais para os trabalhadores que ainda vão ingressar no mercado de trabalho: acabar com a possibilidade de o segurado requisitar aposentadoria ao completar 30 anos de contribuição (mulheres) e 35 anos (homens), independentemente da idade; e estabelecer a idade mínima para aposentadoria, sendo 60 anos para mulheres e 65 anos para homens.

quinta-feira, 18 de junho de 2015

PROGRAMAÇÃO DO SÃO JOÃO DE ICHU 2015


COMISSÃO ESPECIAL APROVA REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL EM CRIMES HEDIONDOS

Foi aprovado na última quarta-feira 17, por 21 votos a 6, o relatório do deputado Laerte Bessa (PR-DF) na comissão especial que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC)171/93, que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos. A votação ocorreu quatro horas e meia após o início da reunião. Foi aprovado também, em votação simbólica, um destaque do deputado Wewerton Rocha (PDT-MA) que aperfeiçoa a estrutura do sistema socioeducativo.

terça-feira, 16 de junho de 2015

VEREADORA GEOVANA PARTICIPA DO ARRAIÁ DO GRUPO VALIOSIDADE

Organizado pela Secretaria de Assistência Social com o apoio da Prefeitura Municipal de Ichu, ocorreu na tarde desta terça-feira 16, o Arraiá do Grupo Valiosidade. Este grupo é formados por idosos (as) da terceira idade está aliado ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV.

A Vereadora Geovana esteve participando do evento que aconteceu no espaço do Barracão Municipal, e presenciou a animação e vitalidade dos senhores (as) presentes.

SINTRAPI REALIZA ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA PARA APRESENTAR OS RESULTADOS DA REUNIÃO COM O GESTOR MUNICIPAL

Após a reunião que aconteceu com o Prefeito municipal Antonio George na manha de ontem 15, os filiados do SINTRAPI foram convocados pela diretoria da entidade para no final da tarde do mesmo dia participarem de uma assembleia extraordinária para apresentarem o que fora discutido com o gestor.

A Vereadora Geovana participou da assembleia e acompanhou a divulgação dos resultados obtidos aos demais, já que a mesma se fez presente na reunião na parte da manhã.

segunda-feira, 15 de junho de 2015

VEREADORA GEOVANA ACOMPANHA DISCUSSÃO ENTRE SINTRAPI E PODER EXECUTIVO



Aconteceu na manhã desta segunda-feira 15, uma tão esperada reunião entre o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Ichu (SINTRAPI) e o Prefeito Antôno George.

O cumprimento do Plano de Carreira e a reserva de carga horária para os professores dos anos iniciais foram as pautas mais debatidas, por que não dizer que toda a discussão girou em torno dos respectivos assuntos.

VEREADORA GEOVANA PRESENTE NA GRANDE FINAL DO CAMPEONATO DO RANCHO SOSSEGO

Na manhã de ontem 14, foi realizada a grande final do Campeonato da Categoria de Novos do Rancho Sossego, aqui em Ichu.

sexta-feira, 12 de junho de 2015

VEREADORA GEOVANA MANTÉM VIVA A TRADIÇÃO DE REZAR A TREZENA DE SANTO ANTÔNIO

Todos os anos a vereadora Geovana Marcia juntamente com seus familiares, amigos e vizinhos, realiza em sua residência uma trezena em louvor à Santo Antônio, o conhecido Santo casamenteiro. Entre os dias 30/05 à 11/06, devotos ou admiradores de Antônio, rezam, louvam e agradecem por mais uma benção alcançada, crendo na sua intervenção.

REFORMA POLÍTICA: VEJA O QUE FOI VOTADO ATÉ O MOMENTO E QUAIS OS RESULTADOS OBTIDOS























































































PLENÁRIO APROVA MANDATO DE CINCO ANOS PARA TODOS OS CARGOS ELETIVOS


O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, por 348 votos a 110, o mandato de cinco anos para todos os cargos eletivos. A mudança, prevista em emenda aglutinativa à proposta da reforma política (PEC 182/07, do Senado), cria uma regra de transição pela qual, nas eleições de 2018, os mandatos de deputados (distritais, estaduais e federais), de governadores e de presidente da República serão de quatro anos.

terça-feira, 9 de junho de 2015

CÂMARA ENCERRA OS TRABALHOS DO 1ºSEMESTRE DE 2015 COM A APROVAÇÃO DE PROJETO ORIUNDO DO PODER EXECUTIVO


Aconteceu na noite desta terça-feira 09, a última Sessão Ordinária do primeiro semestre de 2015.

Como de costume, seria apenas uma sessão de encerramento dos trabalhos, mas chegou à Casa Legislativa o Projeto de Lei 010/2015,de 05 de junho de 2015, de autoria do Poder Executivo pedindo urgência na sua aprovação. 

segunda-feira, 8 de junho de 2015

VEREADORA GEOVANA PRESENTE NOS ARRAIÁS DA COMUNIDADE ICHUENSE

ARRAIÁ DA PARÓQUIA

No último dia 30 de maio, foi realizado no Clube Yara, aqui em Ichu, mais uma edição do tradicional Arraiá da Paróquia, este, que abre os festejos juninos em nosso município.

A Vereadora Geovana marcou presença nessa grande festa  e aproveitou o momento para junto com o público "cair na folia".

sexta-feira, 5 de junho de 2015

BOLETIM INFORMATIVO DO MANDATO DA VEREADORA GEOVANA - MAIO/2015



INAUGURADA A PRIMEIRA CASA DA MULHER BRASILEIRA DO PAÍS

A presidenta Dilma Rousseff inaugurou, na terça-feira (3), em Campo Grande (MS), a primeira Casa da Mulher Brasileira do País.

O complexo conta com todos os serviços especializados para atender a mulher vítima de violência, como delegacia, juizado, defensoria, promotoria, equipes psicossocial e de orientação para emprego e renda, além de brinquedoteca e área de convivência.

terça-feira, 2 de junho de 2015

SESSÃO DA CÂMARA: VEREADORA GEOVANA TRATA DE IMPORTANTES ACONTECIMENTOS NO MUNICÍPIO

Foi realizada na noite desta terça-feira 02, na sala da Câmara de Vereadores de Ichu mais uma Sessão Ordinária.

De início foi apresentada a Moção de Pesar nº 01/2015, de autoria da Vereadora Lucia Maria, enaltecendo os seus sentimentos a família do ex-prefeito Abelardo Gordiano Cedraz que faleceu no último sábado, 30 de maio.

segunda-feira, 1 de junho de 2015

CÂMARA APROVA FIM DA REELEIÇÃO PARA PRESIDENTE, GOVERNADOR E PREFEITO



A Câmara dos Deputados aprovou na última quarta-feira o fim da reeleição para prefeito, governador e Presidente da República. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) ainda depende de votação em segundo turno na Casa e da concordância do Senado Federal. A medida teve 452 votos favoráveis e 19 contrários. A votação se deu no esforço da Câmara para apreciar temas da reforma política ao longo da semana.

REALIZADA AUDIÊNCIA PÚBLICA QUE TRATOU DE ANIMAIS SOLTOS NAS RODOVIAS EM ICHU E REGIÃO

Sob a organização da Prefeitura  Municipal de Ichu, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) e Secretaria de Agricultura local, foi que aconteceu na manhã desta segunda-feira, 01, uma Audiência Pública no espaço do Barracão Municipal, para tratar dos danos causados por animais soltos nas rodovias.